Ícone do site

WWW Vs Apps. Navegadores estão sendo substituídos pelos aplicativos?

Na web é normal (e muito fácil) dizer que algo vai morrer, vai ser substituído ou fazer uma comparação entre duas ferramentas. Mais uma vez trago uma comparação, desta vez uma interessante comparação que já é pauta em diversas discussões tecnológicas. A batalha entre navegador e aplicativos.
O uso de apps (aplicativos) facilita a vida do usuário a medida que não é necessário um navegador, uma ferramenta que media o usuário através de um serviço para se conectar a rede. Ao contrário da web tradicional, onde você entra em um site, faz login e desfruta de suas vantagens, com os apps esta “conexão” se torna muito mais rápida, facilitando a vida do usuário.
Mais popular em dispositivos móveis (como smartphones, celulares e tablets), os apps crescem muito rápido, já que trazem uma série de vantagens para o usuário. Existem para Desktop também, mas são um pouco menos comuns.
Posso dar um exemplo prático. O meu uso do Twitter se da através do uso de listas. Praticamente ignoro a minha timeline e utilizo apenas as listas que eu quero, divididas por interesses. Para usar desta forma o Twitter, ainda acho ruim o site do microblog, onde normalmente teria que dar alguns cliques para acessar uma lista e mais alguns para trocar para a próxima.

 
Por este e outros fatores que me acostumei a utilizar o TweetDeck. Para quem não conhece é um gerenciador de contas (Twitter, Facebook, Foursquare, LinkedIn) e com isso você ganha muito tempo em seu dia-a-dia. Facilita bastante na hora de visualizar todas as listas e colunas de diferentes serviços de uma só vez.
Quando não estou em casa gosto de utilizar o Snaptu em meu celular. Disponível para praticamente qualquer tipo de celular, é um aplicativo que centraliza diversos serviços. Posso acessar meu Twitter, Facebook, LinkedIn, Google Calendar, entre outros. Como você pode notar, utilizo e gerencio boa parte de minhas redes sociais através de aplicativos. Quanto tempo falta para utilizarmos apenas isto para nos conectarmos com a rede?
Muitos já previram o fim do www, desde que começamos a utilizar programas e aplicativos que se conectam com a internet. Os navegadores já não são mais os únicos a nos conectar com a internet faz algum tempo.

Sair da versão mobile