Alguns dias atrás, através de um post no blog oficial, o Google avisou que estaria dando um pouco mais de privacidade para as pessoas que fizessem busca com sua conta logada. Com esta novidade, o termo “(not provided)” começou a surgir no topo da lista das principais palavras-chave do Google Analytics de quase todos que têm a ferramenta instalada.
O “Not Provided” são todas aquelas pesquisas feitas por usuários logados que tiveram a sua privacidade respeitada. Muitas pessoas que dependiam diretamente da ferramenta reclamaram, obviamente, porque agora tem menos dados para analisar.
Alguns profissionais da área apontam que isso deve trazer uma variação de até 10% nos resultados, mas confesso que no Google Analytics do Midiatismo o número é ainda menor. Cerca de 2% das entradas do Google estão vindo como (not provided).
Meu Deus, e agora, quem poderá nos defender?
Apesar de o Google Analytics agora oferecer um pouco menos de informações detalhadas, a diferença acaba sendo pequena na maioria das vezes. Obviamente, para alguns segmentos está diferença pode se apresentar muito maior.
Será que vale a pena trocar para outro serviço? Provavelmente não, porque esta mudança em teoria deve afetar para todos os serviços relacionadas a métricas de buscas.
Como vou lidar com este novo dado então? Seguindo algumas recomendações de especialistas da área, a empresa que entrega relatórios em cima destes dados, estão separando o “not provided” em um relatório separado, deixando isto claro para o seu cliente e explicando exatamente o que significa esta mudança.