A proliferação de serviços gratuitos sustentados pela publicidade vem tornando o uso de banner e formatos tradicionais de mídia digital insustentáveis a longo prazo. Ferramentas como o AdBlock Plus, uma extensão para os principais navegadores do mercado (inclusive para o sistema operacional Android) promete bloquear praticamente todos os formatos de anúncio possíveis.
Outro problema levantado recentemente é o uso de cookies, que funcionam como espiões durante a navegação do usuário por diversos sites que utilizam sistemas de banner de terceiros, como o AdSense e outros. Considerado por muitos como invasão de privacidade, esse problema tem motivado diversos navegadores a adotar a funcionalidade “DNT” (Do Not Track), que é uma opção que avisa os sites que você não quer ser rastreado durante a sua navegação. Esta funcionalidade foi adotada primeiramente pelo Firefox, posteriormente por IE, Opera e mais recentemente pelo Chrome.
Estes problemas apenas mostram que a publicidade digital está com sérios problemas para resolver em um futuro próximo. A solução? Bom, isso ainda não apareceu, mas diversas empresas estão tentando pensar em formatos inovadores. Recentemente mais um formato apareceu, o SmartAds. Será que ele irá resolver o problema?
O formato consiste em pagar a você um valor mensal (US$25, cerca de R$50) para mostrar anúncios no bloqueio de tela do seu smartphone ou tablet.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=BIFNmNV6zCE /]
Isso me lembra um outro formato que surgiu a não muito tempo atrás, uma patente da Sony onde o telespectador deveria se levantar e gritar o nome da marca para pular o anúncio. Você consegue imaginar alguém levantando do sofá e gritando “CASAS BAHIA!”? Eu não.