Onde você trabalha o Twitter, Youtube, Orkut, Facebook ou todos são bloqueados? Porque? É comum ver por aí empresas que tem diversos sites em sua lista de bloqueados, infelizmente, na maioria das vezes, é por falta de consciência dos próprios funcionários, mas também há aquelas empresas que apenas tem medo de o que seus funcionários podem fazer. Assim como as escolas, as empresas precisam aceitar a internet como algo presente na vida das pessoas e entender que a proibição do seu uso pode se tornar um problema ainda maior.
Cada dia temos mais pessoas trabalhando em frente de um computador, mas a falta de preparo e de transparência da política interna faz com que vejamos toda hora alguém ser despedido por atitudes dentro das redes sociais. Aconteceu recentemente quando o editor da CNN foi demitido após elogiar no Twitter um clérigo ligado ao Hezbollah. Bloquear totalmente as pessoas não é o melhor caminho, pode causar descontentamento por parte dos funcionários e qualquer bom gestor de empresa sabe que funcionários descontentes podem virar problemas. Um caminho muito mais correto, simples e eficaz é esclarecer a todos os funcionários a sua política interna sobre posições política e religiosas publicamente, como em vários casos de grandes redes de comunicação que demitem funcionários por se posicionar publicamente.
Outro problema trazido pela liberação das mídias sociais para funcionários é a falta de produtividade. Muitas empresas acreditam que o único jeito é bloquear o acesso, mas será que isso resolve? Em alguns casos pode resolver, mas nem sempre privar os funcionários vai fazer com que eles trabalhem mais. Provavelmente aquelas pessoas que passam horas no Facebook ou no Youtube, quando forem privadas do uso, não irão aumentar a sua produtividade, irão apenas encontrar outra distração.
Existem várias formas de gerenciar uma empresa, diversos caminhos. Em tempos onde uma opinião pode se espalhar pelo mundo tão rapidamente, uma transparência na política interna e o acompanhamento psicológico dos funcionários são fatores muito importantes e que podem evitar que informações internas sejam expostas.
Categorias