Pergunta pertinente para empresas neste momento em que vivemos. A primeira vista é provável que sim, afinal, é sobre isso que falamos aqui, tentamos mostrar que toda empresa pode usar a internet como uma ferramenta de trabalho para diversos objetivos.
Apesar desse nosso objetivo, temos que confessar que (pasmem, ou não) não é toda empresa que pode estar nas mídias sociais. Acho sim, que toda empresa deve estar online (notem que há uma diferença entre “dever” e “poder”), mas o que enfrentamos no mercado hoje é que não depende apenas de dever e sim de consegui fazer.
Toda empresa deveria exercer alguma presença online, seja por méritos próprios ou, preferencialmente, com ajuda e gerenciamento de profissionais da área. O problema é que nem todas as empresas estão preparadas e nem uma ajuda profissional vai conseguir fazer a empresa fazer sucesso dentro da internet se ela não se comportar como a realidade do mercado exige.
A realidade é que estamos enfrentando empresários com conceitos antigos, que não acreditam em novas ferramentas e não se adaptam as mudanças. Estas empresas só têm dois destinos: Falir ou se adaptar sob muita pressão do mercado.
Empresários que não entendem a web são aqueles que não sabem a importância dos buscadores, não conseguem aceitar críticas e/ou não sabem usá-las para melhorar os negócios, estamos falando de empresas que não sabem conversar e interagir com os seus clientes e não acreditam que essas ações vão trazer resultados e fazê-los vender mais.
Uma empresa deve sim entrar na internet e nas mídias sociais, quanto antes o fizer melhor. Empresas que se arriscam a investir em coisas novas antes se deparam com algo instável, mas também podem aproveitar o sucesso quando se transformam em um ícone de inovação dentro de seu mercado.
Os profissionais de marketing digital já passaram da fase de indicar o uso da internet como uma novidade necessária, o marketing digital agora é encarado como uma realidade indispensável. Não se trata de ganhar tempo, mas sim de encarar uma necessidade do mercado.
Então entenda, sua empresa deve sim estar online, já está deixando de ser estratégia para virar necessidade. A única razão pela qual você não deve se arriscar é se sua empresa não estiver preparada, não poder, não for condizente com essa realidade de interação e, caso não seja, deve procurar mudar isso.
Categorias