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Todo mundo saiu de férias, mas… e as mídias sociais, como ficam?

Neste período de troca de ano é comum as empresas tirarem férias, afinal, quem não quer aproveitar as festas de final de ano e ir pra praia?
Este assunto me surgiu neste último final de ano quando percebi que muitos blogs e empresas tiravam alguns dias de férias de suas atividades. Mesmo já estando na segunda semana de Janeiro, muitas empresas e pessoas ainda aproveitam para fazer umas folguinhas. Estas dicas também servem para pequenos “feriadões” que possam ter ainda e para as próximas férias.
A questão que fica nesta situação e como proceder com as mídias sociais da empresa? Devemos lembrar que estas mídias são orgânicas e baseadas na interação com os outros usuários. Apesar de alguns estarem de férias, a grande maioria continua trabalhando e as pessoas que estão de férias provavelmente vão continuar conectadas.
Se tanta gente vai continuar interagindo, minhas mídias não devem ficar paradas, mas o que a empresa deve fazer?

O primeiro passo, avaliar a situação:

Antes de tomar qualquer atitude em relação as férias, a empresa deve analisar o seu estado atual. Onde estamos? Como está o nosso relacionamento? O que pretendemos para próximos dias? Quanto tempo vamos ficar fora? Quando voltar, algo vai mudar?
Essas são apenas algumas das perguntas que devemos fazer para avaliar a situação, devemos saber onde nos encontramos e o que pretendemos antes de partirmos para os próximos passos.
O objetivo destas perguntas inclui conhecer a situação que está, mas também medir em que ponto de sua investida a empresa se encontra. Por exemplo, a empresa deve saber se está em um estágio inicial, intermediário ou avançado de relacionamento, ou seja, você usa as ferramentas para se relacionar bastante? Caso você deixe alguns dias parados vai haver muita gente sem resposta ou sem conteúdo?

Segundo passo, planejar qual atitude tomar:

Depois que você souber a situação em que os perfis se encontram você deve saber qual atitude tomar. Neste estágio você já deve ter analisados todas as mídias sociais que a empresa participa, ::tag(“twitter”,”Twitter”)::, ::tag(“facebook”,”Facebook”)::, ::tag(“orkut”,”Orkut”)::, ::tag(“youtube”,”Youtube”)::, enfim, cada uma tem características diferentes. A empresa deve saber quanto tempo pretende ficar fora, isto facilita a retirada estratégica.
Você deve se planejar em como vai avisar e como vai deixar avisando a retirada. Por exemplo, você pode fazer um post no blog, deixar na Bio do ::tag(“twitter”,”Twitter”):: ou mesmo na descrição do perfil que a empresa se encontra de férias, assim como a última mensagem que também deve ser com aviso.

Terceiro passo, entrar em ação e deixar isto claro para seus clientes/consumidores:

O último passo deste processo é colocar em prática tudo aquilo que foi planejado no passo anterior. Você deve utilizar as suas escolhas para anunciar da melhor forma está retirada temporária, como já mencionado anteriormente, pode começar avisando em todas as mídias e redes sociais que estará fora por alguns dias. Preferencialmente faça com que a última mensagem e a descrição das mídias contenham o aviso e também, se possível, a data de retorno.
Fui de férias... o que fazer?
Uma possibilidade, adotada por muitas empresas/blogs, é deixar postagens agendadas no Twitter/Facebook avisando sobre o estado atual da empresa. Por exemplo: “Este é um post agendado, voltamos daqui 2 dias.” ou você ainda pode aproveitar para divulgar algum conteúdo. Como por exemplo: “Estamos de férias, mas enquanto isso confira este texto aqui [link]”.
Estas são apenas algumas possibilidades do que se pode fazer para driblar este tempo de inatividade, mas lembre-se que o objetivo é nunca enganar o leitor/receptor. As férias são algo normal, mesmo muito dizendo para evitar deixar as mídias abandonadas, as vezes isso se faz necessário. Sinta-se livre para organizar esta saída como quiser, mas lembre-se de deixar claro que não vai estar presente e quando irá retornará.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis