Foi com essa pergunta que trouxe mais um #postcolaborativo para a nossa fan page no Facebook. Para ser mais exato, a mensagem foi:
Entre as várias respostas, a polêmica estava armada. Quando pensamos na aplicação do marketing digital será que estamos pensando nele como um todo? Será que não estamos no confundindo com outros tipos de marketing? Será mesmo que qualquer empresa deve/pode usar esta ferramenta?
A Mônica Luiza disse o seguinte:
Pelo menos onde há internet de qualidade, pelo menos, razoável, não há limitações para o marketing digital. Há infinidades de maneiras para se chegar ao “cliente final”, o que há é a adequação da estratégia e mídias para chegar até ele. Pelo menos é a minha opinião…
Você concorda? Eu confesso que não tenho certeza se concordo. Acho que “internet de qualidade” não é necessariamente um pressuposto para se utilizar o marketing digital, já que as ações do digital não são apenas online, já que isso poderíamos definir como “marketing online”. Também não podemos esquecer que muitas pessoas no Brasil não tem acesso a uma internet decente, mas nem por isso deixam de jogar o Colheita Feliz.
Lourani Maria, Danilo Cardoso, Stoat e algumas outras pessoas concordaram que a possibilidade (ou não) de ser utilizado o marketing digital depende muito mais do conhecimento sobre o emissor e receptor da mensagem, ou seja, seu público-alvo deve fazer parte daquilo para ser usado.
Uma das resposta que eu achei mais coerente foram as da Maria Laura Junqueira, que lembrou que marketing digital não é apenas internet, mas pode ser a utilização de CRM (Customer relationship management) em uma empresa de qualquer porte.
Não necessariamente o público deve estar na web, às vezes seus hábitos e seu perfil estão fora mesmo e são utilizados para estratégias de CRM na internet, por exemplo…..
E você, acha que o marketing digital cabe a qualquer segmento? Deixe a sua opinião e fique ligado para os próximos #postcolaborativos.
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