Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Se você pudesse pedir uma funcionalidade ao Facebook, qual seria?

Se você passa muitas horas no Facebook todos os dias deve ter milhares de ideias sobre como a rede social poderia ser melhor. Na verdade este é um belo exercício para você perceber que o Facebook podia ser muito melhor.
Mas pensando nesta questão, o pessoal do blog americano All Facebook pensou em cinco funcionalidades – plausíveis – que poderiam melhorar bastante a rede social, mesmo que algumas delas sejam difíceis de acreditar que possam surgir.

Filtrar as publicações por temas

Apesar de na última grande atualização o Facebook ter introduzido alguns filtros, como publicações de amigos próximos, posts referentes à música, apenas imagens e algumas outras categorias, ainda sentimos falta de poder filtrar da mesma forma que fizemos com o uso de hashtags no Twitter e Google+. Há rumores de que as hashtags devem chegar ao Facebook em breve, mas sem data prevista.
Mas seria ainda mais interessante se a funcionalidade fizesse esta categorização automática, de forma que você consiga separar os posts que são apenas sobre futebol, religião, política, um evento específico ou qualquer coisa que você realmente tenha interesse.

facebook-filtro
Exemplo de filtros que o Facebook poderia ter

Integração com o Snopes

O Snopes, para quem não conhece, é um serviço que ajuda você a se informar se determinada notícia que está sendo compartilhada é real. Você pode acessar as últimas através deste link. Aqui no Brasil você geralmente pode recorrer ao E-Farsas.
Infelizmente a maioria das pessoas que estão no seu Facebook não conhecem estes sites e a outra grande parte não tem o mínimo de bom senso, compartilha qualquer coisa que aparece. Pensando nestas pessoas o Facebook iria integrar a sua rede social com o Snopes, que avisa que determinado link/imagem é falsa ou possivelmente falsa.

facebook-verificacao-publicacoes
Exemplo da integração do Snopes com o Facebook

Analyitcs para publicações do seu perfil

Para aqueles que tem a necessidade de quantificar as suas relações (que são a grande maioria dos usuários) e para aqueles que apenas os números de curtidas não diz o suficiente, o Facebook deveria ter feedback para a pessoa saber algumas informações básicas, como por exemplo, o número de visualizações de cada publicação. Uma funcionalidade muito semelhante ao que já temos nas fan pages do Facebook.

analytics-integrado-perfil
Integração de análise de dados com as publicações pessoais

Verificação de Promoções

Além das notícias falsas e publicações automáticas de jogos/aplicativos, a pior coisa de se ver no Facebook são as promoções que sempre vão para no topo do seu feed de notícias (graças ao excesso de pessoas curtindo e compartilhando). Com isto em vista, o Facebook deveria oferecer formas de verificar a promoção e, caso seja realmente verdadeira, identificá-la como tal.

verificacao-de-promocoes
A esquerda uma publicação verificada e a direita uma que não deve ser compartilhada.

Falando nisto, vocês sabiam que o Midiatismo recebeu 30 rapaduras sem película de proteção e portanto não podemos consumir, vamos ter que distribuir para as 30 primeiras pessoas que compartilharem este post.

Uma opção “livre de anúncios”

Acredito que quase nenhum usuário realmente goste dos anúncios do Facebook, mas aceitam para não ter que pagar por algo melhor. Mas nem todos têm essa mentalidade e acredito que muitos não se importariam de se desprender de alguns reais mensais para não ter mais nenhum anúncio dentro do seu Facebook. Segundo o mais recente relatório financeiro trimestral da rede social, cada usuário (apenas EUA) gera $11 dólares (cerca de R$22) por ano.
Você se importaria de pagar R$22 (quase R$2 por mês) para usar o Facebook e não receber nenhum anúncio por isso?

assinatura-ad-free-sem-anuncios
Exemplo de como a funcionalidade de “livre de anúncios” deveria funcionar.

Apesar de achar isto muito interessante, acho que a rede social perderia muito poder de “barganha” ao oferecer esta opção aos seus usuários e poderia perder muitos anunciantes com o passar do tempo. Mas devemos lembrar que muitos serviços têm sucesso com este modelo, como é o caso do serviço de streaming de música Spotify (ainda não disponível no Brasil), que oferece uma funcionalidade semelhante e afirma que 25% de seus usuários optaram pela versão sem anúncios.
———————————-
 
E você, qual funcionalidade gostaria de ver no Facebook?
Eu, por exemplo, gostaria de ver a possibilidade de ter mais controle e personalização sobre as notificações, de forma que pudesse nunca mais receber notificações de aplicativos ou jogos. 🙂

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis