A orkutização é assunto comum quando falamos de novas ferramentas dentro da web, mas será que estamos lidando corretamente com o fato ou apenas sendo preconceituosos?
A orkutização é uma tema que já foi tratado aqui mais vezes, como você pode conferir aqui. Basicamente é a forma encontrada para definir quando um serviço ou produto ligado a web se torna popular e chega ao mainstream (a “massa”). Este termo, usado para exemplificar as grandes massas dentro da rede, também é visto como disseminação de preconceito dentro das mesmas.
Dificilmente alguém vai conseguir afirmar a razão pela qual o Orkut se tornou tão forte dentro do Brasil, mas o que importa é que ele conseguiu e até hoje é a principal rede social dentro do Brasil. A partir do momento que essa ferramenta se difundiu (quem aqui nunca acessou o Orkut?) pela web brasileira, primeiro chegando as classes mais altas onde o acesso a internet era mais forte e com isso transformou a ferramenta em um símbolo de status social, aumentado a sua busca pelas classes de menor poder aquisitivo. Com a chegada das classes mais baixas ao Orkut, junto com a chegada de diversos usuários sem uma cultura online, a ferramenta logo se ficou com fama de rede social destinada a estes públicos. Por conta do preconceito já existente na sociedade os internautas de classes altas procuraram outras ferramentas e agora, sempre que um novo serviço se populariza é comparado ao Orkut.
Com o crescimento da web e de programas de incentivo ao uso dela, todas as classes começam a ter acesso as redes sociais online, tornando a web uma rede mais democrática e dando liberdade aos internautas de qualquer classe de participarem desta rede mundial. Mas apesar de aparentar ser democrática, a internet ainda é muito preconceituosa, pelo menos seus usuários. O Twitter, que já foi dominado por comunicadores e programadores hoje vê essa democratização de sua plataforma e em vários casos, usuário desta mídia social reclamam da “orkutização” do Twitter. O que parece apenas um brincadeira é na verdade uma forma de preconceito.
Categorias