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Quem trabalha com mídias sociais deveria ser formado em comunicação, marketing, letras, sociologia, psicologia…

As mídias sociais são uma revolução muito recente e em torno disto surgem muitas dúvidas de qual profissional está apto a gerenciar ações online. Existem diversas discussões neste sentido, publicitário, jornalistas, relações públicas, profissionais de TI… a lista de profissionais que atuam nesta área é enorme.
Mas o que devemos entender é que não há mais espaço para o profissional de uma área fazer este gerenciamento, quem trabalha com mídias sociais precisa essencialmente entender de tudo um pouco, assim como em qualquer profissão. Nesta área precisamos saber muito sobre comunicação, linguagem, marketing, tecnologia, sociologia, psicologia…

Um profissional que tem apenas foco em uma coisa jamais vai conseguir lidar com pessoas, entender elas e tudo isso alinhando com uma estratégia de vendas, necessidade de ROI (return of investment, retorno sobre investimento), precisa estar ligado nas novas mídias que aparecem, saber usar muito bem um computador, um celular, entender as mais diversas culturas e saber como socializar com cada um de seus clientes.
Quer uma prova de que o profissional de mídias sociais deve conhecer de tudo um pouco? Veja só:

Publicidade:/Marketing:

Entre os conhecimentos mais importantes desta área estão a publicidade e o marketing, pois são estes conhecimentos que vão lhe ensinar a entender o cliente, saber se comunicar com ele, planejar as melhores estratégias e outras noções de mercado e público-alvo que apenas os publicitários e “marketeiros” têm.

Jornalismo:

O papel do conhecimento em jornalismo é saber o que se deve falar e qual a melhor forma de fazer isso. O “lado jornalista” de um profissional da área de mídias sociais vai ajudar este a saber administrar o conteúdo que tem e fazer boas postagens todos os dias.

Relações Públicas:

Dentro da área online o profissional de relações públicas vem ganhando cada vez mais destaque, justamente por que o relacionamento nesta área é fundamental.

TI (Tecnologia da Informação):

Ter conhecimentos dentro da área de tecnologia não é fundamental, mas pode ajudar muito qualquer profissional da área de mídias sociais. Estes conhecimentos podem auxiliar o profissional a utilizar melhor as ferramentas e conseguir agilizar os processos.
A facilidade de se utilizar as tecnologias disponíveis auxilia também no processo de descoberta de novos recursos que podem melhorar o gerenciamento dos relacionamentos dentro das mídias sociais. Pessoas com estes conhecimentos também podem ser úteis porque ajudam a poupar tempo da área de TI da empresa, enquanto os usuários leigos podem ter que chamar o suporte com mais frequência por não saber lidar tão bem com a tecnologia, o profissional que tenha este conhecimento evita e também pode ajudar os colegas que tenham esses problemas.

Sociologia e Psicologia:

Sabemos que as redes sociais são diversas pessoas de vários lugares conectadas através da tecnologia, ou seja, nesta situação as ferramentas digitais são apenas os coadjuvantes das histórias.
Percebendo a importância do ser humano dentro deste fenômeno, se torna de suma importância compreender muito bem os diversos comportamentos humanos e sociais que um profissional desta área.
Não estamos dizendo que um profissional de mídias sociais precisa ser formado em psicologia, mas acredito que ele realmente precise deste conhecimento, principalmente quando se trata de contas que interagem com grandes regiões geográficas e possivelmente lidem com culturas diferentes e que podem interpretar as mesmas informações de diferentes formas.

A lista continua…

Estas são apenas algumas das profissões que alguém que trabalhe com mídias sociais acaba exercendo (mesmo que pouco) todos os dias. A lista é enorme e não para, se alguém lembrar de mais alguma, deixe nos comentários.
 

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