Alguns dias atrás foi publicado na Folha que atualmente o gasto com publicidade online no Brasil chegava aos 10% do total investido em publicidade dentro do país. Estes 10%, que representam R$3 bilhões, já são mais do que tínhamos até pouco tempo atrás, quando este valor mal chegada nos 5%, mas mesmo assim ainda estamos “atrasados”.
Pelo menos está crescendo, já que lá fora esse valor da fatia publicitário é bem maior. No Reino Unido, por exemplo, este valor já está próximo dos 30%, como mostra este estudo. Acho que nesse quesito qualquer país da Europa deve investir mais de sua publicidade.
Mas o Brasil ainda não tem tanta gente usando a internet! Hmm, será mesmo? No Brasil já temos mais de 80 milhões de usuários, praticamente 50% da população está conectada, sendo que 90% destes internautas se conectam pelo menos uma vez por semana. Você acha pouco? 4 ou 5 anos atrás esse percentual era de 25% apenas.
Tem gente que diz que é culpa da “mídia tradicional”. Como todos sabemos, a televisão e revistas/jornais (mas principalmente a TV) ainda tem muita influência no Brasil e os investimento nestas mídias são muito, mas muito altos. Se formos analisar por este lado, pode ser que os 10% do bolo publicitário destinado a publicidade online represente algo muito maior do que estamos imaginando.
Mais informações via Clinica Digital.
Categorias