Não faz muito tempo que o Facebook liberou as “publicações promovidas” para todas as fan pages e nos últimos dias eles começaram a liberar – apenas nos EUA por enquanto – as publicações promovidas em perfis pessoais.
Este novo formato chamou bastante atenção pelo seu poder de criar interações e relacionamento entre marcas e pessoas. Definitivamente um ótimo formato para melhorar o engajamento com os seus fãs.
Mas antes de surgir as publicações promovidas (também conhecidas por promoted posts) já era possível investir em publicidade para os posts individuais da fan page através do “Histórico Patrocinado” ou “Notícia Patrocinada”. Estes dois formatos fazem com que a publicação aparece nos espaços tradicionais de publicidade do Facebook, que geralmente se encontram no canto direito.
O novo formato cria uma rivalidade com este mais antigo, o que logo levanta a questão. Em qual deles será que é melhor eu investir o meu dinheiro? O pessoal do SEOmoz resolveu tentar responder essa pergunta com uma pesquisa prática. Como é sempre importante lembrar, esta é uma pesquisa indireta e prática, portanto não vale lembrar que testar com a sua própria marca, público-alvo e etc vai lhe dar mais certeza.
O teste do SEOmoz
Para comparar os dois formatos eles fizeram uma publicação patrocinada com US$100 (cerca de R$200) e uma notícia patrocinada com a mesma mensagem, mas segmentada apenas para EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália, e para pessoas relacionadas a área de SEO.
Os dois anúncios são estes:
O resultado? Vantagem para as publicações patrocinadas, que tiveram um CTR (click trough-rate) mais alto e um CPC (custo por clique) bem menor. A notícia patrocinada (ou histórico patrocinado) teve mais alcance, quase o dobro, mas também exigiu o dobro de investimento.
Veja a tabela com os valores:
Alcance da Campanha | Ações | Cliques | Click-Through Rate | Gasto Total | Custo por Clique | |
Post Promovido | 26,275 | 198 | 1.311 | 4,99% | R$200 | R$0,14 |
História Patrocinada | 44,247 | 16 | 162 | 0,36% | R$466 | R$2,80 |
Como podemos notar o custo por clique do post promovido se mostrou muito superior em relação ao rendimento, já que o seu custo foi bem menor, deixando claro que neste caso o post promovido era um investimento melhor por várias razões.