O mercado de buscadores é dominado pela Google, mas até quando? Desde que a Google desbancou todos os seus concorrentes no mercado de buscas a alguns anos atrás, ele não era ameaçado em perder o posto. Com a chegada do Bing, buscador da Microsoft, surgiu um concorrente de peso, mas que ainda não caiu no gosto dos internautas.
O grande rival da Google hoje em dia são as recentes mídias e redes sociais que apareceram. Primeiro foi o Facebook, que vem se tornando o site mais acessado do mundo, além de usar sua popularidade em vários outros serviços que concorrem com a Google dentro da web.
Também devemos lembrar do Twitter. O microblog do passarinho azul esta entre as principais ferramentas de um movimento que esta revolucionando a web. O crescimento desta nova mídia social e sua recusa em se vender a gigante Google mostram que esta é mais um que provavelmente vai se consolidar dentro da web.
Mas por que estas redes sociais e mídias sociais ameaçam a gigante dos buscadores?
O principal uso do Google é buscar coisas, obviamente. Através de códigos e cálculos nunca revelados, o Google tenta sempre encontrar as melhores respostas para a busca. Com o tempo, a sua velocidade e precisão de buscas vem aumentando e isso que torna este buscador tão importante. Mas por mais que evolua, ainda é uma ferramenta de massa, diferencia muito pouco quem busca. Por esta razão, algumas perguntas geralmente feitas pro Google, hoje também são feitas no Twitter e/ou no Facebook.
Qual a diferença?
A diferença entre perguntar dentro de uma rede social ou usando buscadores é que dentro da sua rede social, online ou offline, há uma probabilidade de haver pessoas que partilham dos mesmo interesses e por isso, podem dar uma resposta mais direta. Claro que este acontecimento depende do tipo de perguntas e do engajamento da rede social que o internauta participa, mas em grande parte das perguntas do dia-a-dia, sua rede pode responder pra você.
Apesar da busca do Google pela ênfase em sua localidade, geralmente a rede de pessoas que você conhece pode lhe dar informações mais precisas considerando a localidade, como por exemplo em perguntas sobre dicas de locais e eventos. Pense bem, para descobrir um restaurante em uma cidade você vai pedir indicações do Google ou da sua rede de contatos?
Na próxima vez que você for fazer uma pergunta ao Google pense bem, será que não vai obter uma resposta melhor usando o seu Twitter? Mesmo que demore mais, ela pode ser mais direta e completa.
E o SEO, onde fica?
Calma, calma. Não estou dizendo que uma ferramenta vai substituir a outra, longe disso, ainda vamos usar os buscadores por muito tempo e para muita coisa. O SEO é fundamental para ter um bom posicionamento dentro dos buscadores, isso pode atrair pessoas para o seu site, mas, um bom relacionamento dentro das mídias sociais e uma presença online eficaz dentro destas ferramentas também pode atrair consumidores para o seu perfil, site e posteriormente para a sua loja.
Se tanta gente usa as mídias sociais, o que eu posso fazer?
As empresas podem explorar este crescente número de pesquisas em mídias sociais para se envolver e abrir um novo canal de relacionamento com os seus potenciais clientes. Fique ligado nas pessoas certas e ajude respondendo quando possível. Além de começar um relacionamento, a empresa passa uma boa atitude e quando for sobre assuntos que aborda, pode mostrar seu conhecimento.