Web 2.0 é um termo que esta ficando cada vez mais antigo, afinal vem dois longínquos anos de 2005, quando o lado social da web ainda estava começando a aparecer.
Hoje já se passaram mais de 6 anos desde que este termo foi utilizado pela primeira vez e faz realmente muito pouco tempo que ele vem parando de ser usado, já que agora nos preparamos para entrar na tal da web 3.0. Talvez o termo tenha apenas perdido o sentido ou seja o fato de ele ter sido gasto demais ao longo dos últimos anos, mas é fato que vemos ele com menos regularidade.
Certo, errado ou indiferente? Tanto faz qual posição ele tomou em sua cabeça, o fato é que ele foi importante para denominar a época em que ele surgiu, mudando completamente o conceito de web que se tinha até então.
Vamos evitar comparações, até porque seriam complicadas de fazer, mas não podemos negar e nem evitar que apareçam novos termos para definir as situações na qual a comunicação sempre esta passando.
Se você não acredita, dê uma olhada neste gráfico comparando o número de pesquisas por “Web 2.0″ e “Web 3.0“:
Como podemos ver no gráfico acima, o termo “web 2.0” teve seu pico em 2007, agora está constantemente caindo até, quem sabe daqui algum tempo, sumir. Podemos ver que o termo “Web 3.0” não tem nenhuma grande representatividade, ou seja, ele definitivamente não vai ser usado em larga escala como “web 2.0” foi.