O Gutemberg, palco de assuntos relacionados a mídias sociais, não estaria completo sem alguma palestra sobre o Facebook. Cris Dias (@crisdias) é conhecido de longa data na internet e hoje trabalha dentro do Facebook Brasil, focado principalmente em conteúdo para marcas dentro da rede social.
Para ele, existem várias marcas trabalhando muito bem com o Facebook – até mesmo aqui no Brasil, e uma página que pode ensinar muito sobre interação dentro da rede social é a “Dicas do Dollynho“. Usando a página como referência, ele trouxe sete dicas para criação de conteúdo para mídias sociais.
- “Não tente agradar a todos não.“
- “Ninguém entra no Facebook para ver os posts da sua marca.“
- “Gatos e Bebês: Só use se você vende comida para eles.“
- “Use o poder das imagens: Isso é um post ou um banner?“
- “Texto curto? Sim.“
- “Seja mobile first: Ver dicas do Dollynho no ônibus pode sim.“
- “Consistência, consistência e consistência.“
- “Conteúdo certo para o público certo“
As dicas são rápidas e diretas, a maioria delas inclusive já são conhecidas, mas nem por isso utilizadas.
De uma forma geral, podemos resumir de uma forma bem simples estas dicas: Pense como a sua marca pode trazer um conteúdo interessante para o seu público.. Descubra como a sua marca pode agregar valor ao feed de notícias das pessoas que usam o Facebook.
Para Cris Dias, a publicidade mudou muito nas últimas décadas e as marcas têm sido obrigadas a se adaptar a um novo modelo, um modelo onde as especificações técnicas ficam em segundo plano, onde as marcas tem que contar histórias que prendam a atenção das pessoas e ao mesmo tempo transmitam os valores que aquela marca quer passar.
Seja coerente, a sua marca deve ter como objetivo transmitir alguma mensagem e você deve ser consistente em sua comunicação ao tentar transmitir essa mesma mensagem de diferentes formas, em diferentes meios e para diferentes públicos. Não se esqueça, que você está ali para fazer negócios, não para acumular fãs. Transmita algo, não faça coleção de pessoas.
E uma dica para todos: O Facebook no Brasil tem mais de 90 milhões de usuários mensais únicos (ou seja, 90 milhões de pessoas acessando o Facebook pelo menos uma vez por semana) e deste montante, 50 milhões (mais da metade) acessa ao menos uma vez através de dispositivos móveis.
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