Na semana passada muitos blogs de comunicação ajudaram a divulgar o trabalho da Agência DM9DDB sobre a sua pesquisa nos hábitos de consumo dos usuários. Como eles mesmo citam no vídeo, definições sociográfica, demográficas e psicográficas já não são o suficiente para definir o consumidor que muitas empresas estão enfrentando no mercado. Ok, até aí está ótimo e antes de prosseguir acredito que seja bem interessante você assistir o vídeo da pesquisa:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=BIvkAtr1k2U]
Como você pode ver, a pesquisa é bem complexa e tenta definir uma nova forma de enxergar estes novos consumidores, expostos a um mundo diferente do que existia algum tempo atrás. Criando o que eles estão chamando de perfis “Digigráficos“, definir 5 grupos chave na pesquisa:
Dentro destes grupos, pode-se encaixar qualquer consumidor que tenha alguma relação com a tecnologia, ou seja, boa parte da população hoje. A pesquisa englobou a classe econômicas ABC, principais consumidores deste material tecnológico. Como foi possível ver na matéria do Imasters, profissionais da DM9DDB estavam muito contentes com o resultado da pesquisa e acreditam que isto vai resultar em um trabalho melhor em relação ao conhecimento de seus consumidores.
Mas por outro lado, acredito que esta tentativa de definir um usuário que muda tão rápido pode ser bem ilusória. Sim, é muito importante fazer pesquisas e tentar entender o consumidores que temos, mas sempre fui “do contra” em relação a profundidade na qual algumas empresas/pessoas utilizam estas pesquisas para construir um planejamento. Temos que ter cuidado ao tentar classificar pessoas, ainda mais quando estamos falando em dezenas de milhões delas.
Claro que o trabalho da agência é louvável, precisamos tentar estudar melhor o nosso povo, mas ainda não conseguimos fazer isso muito bem em minha opinião. Talvez isso seja culpa de termos um país tão grande em território, em população e também no número de etnias misturadas.