Estamos vendo os dispositivos móveis tomarem conta do mercado, estão influenciando o modo como as pessoas compram e se comunicam com outras pessoas. Os negócios locais, aqueles que geralmente não tem amplos investimentos em marketing, acabam sendo os grandes alvos das buscas vindas de dispositivos móveis.
Sites para dispositivos móveis, ou mobile websites, não são uma tecnologia para grandes empresas, são na verdade uma necessidade dos consumidores. Como mostrou recentemente uma pesquisa do Google, só no ano passado, o número de buscas através de dispositivos móveis cresceu 400%. A mesma pesquisa também mostrou que cerca de 1/3 das pesquisas tem intenções locais.
Mas grandes projetos de desenvolvimento de sites custam muito caro, como vou ter um?
Hoje em dia existem diversas startups com serviços estilo faça você mesmo para criar sites com adaptação mobile inclusa. O próprio Google sites oferece está alternativa.
As empresas locais não precisam de um grande projeto, mas apenas um que contenha as informações básicas para entrar em contato e conhecer mais sobre produtos e serviços da empresa. Devemos levar em conta que diversos fatores fazem com que a navegação nos dispositivos móveis seja diferente devido ao tamanho do aparelho, velocidade da internet e contexto em que a pessoa se encontra.
Mas também não precisa ser apenas um site, pode utilizar a força das mídias sociais!
O uso de serviços como Yelp, Apontador, Google Maps, etc ajudam a sua empresa a ter uma presença online melhor e, na maioria das vezes, estes serviços já estão otimizados para dispositivos móveis, facilitando bastante o seu trabalho.
Você também pode trabalhar com mídias sociais como Blogs, Twitter, Facebook e outras que lhe ofereçam espaço para deixar informações e, da mesma forma que o serviços citados a cima, tem otimização para celulares e smartphones.