Alguns dias atrás terminei de ler um livro que deve ser leitura básica de qualquer pessoa que pretende trabalhar com marketing e internet. Sinto até vergonha de não ter lido o livro antes. No “Viral Loop: Como o crescimento Viral transformou Youtube, Facebook, Twitter em Gigantes“, o autor mostra o conceito de Viral Loop, uma espécie de “inception” do viral, um viral dentro de um viral.
O livro não mostra a sagrada receita do marketing viral que tantos gurus tentam vender, mas mostra o caminho dentro do viral que trouxe sucesso para tantas empresas. Viral não é algo que você vai garantir, mas é algo que você pode incentivar sim.
Não é possível garantir porque para o funcionamento de qualquer loop viral você vai precisar um pouco mais do que estratégia, você vai precisar de conhecimento, contexto, produto e claro que até um pouco de sorte pode ajudar.
Vou trazer aqui dois casos de uso inteligente de uso do viral que, em minha percepção, acredito serem ótimos exemplos do viral loop.
Dropbox. Convide amigos e ganhe mais espaço.
O case do Dropbox é considerado por muitos como um ótimo exemplo do uso do viral, mas também do uso de uma página de pouso simples.
Para quem não conhece o serviço, que eu recomendo muito, é como se fosse um HD nas nuvens onde você pode fazer com que pastas e arquivos sejam sincronizados em tempo real. Desta forma. Você vai poder acessar seus arquivos de qualquer lugar com internet. (::aqui(“http://db.tt/fppHTwd”,”Aproveite meu convite e ganhe 500mb extra de GRÁTIS!”)::)
A grande jogada do serviço foi oferecer espaço extra para quem acessar através de um link de amigos. Na prática parece simples, mas cada pessoas que entra vai ter muito interesse em convidar seus amigos, já que com isso ela ganha mais espaço para guardar suas coisas. Eu mesmo já convidei dez pessoas que usam serviço, com isso garantir quase o dobro de espaço extra e a empresa tem dez novos clientes.
Forkly. Convide amigos e seja o primeiro a testar o nosso serviço.
O Fork.ly é um serviço de compartilhamento e recomendações de comidas, bebidas e derivados. Antes de abrir publicamente, o serviço criou a sua própria lista de espera.
Foi criado um sistema semelhante a uma lista, mas a diferença é que você não precisaria esperar se conseguisse trazer 3 amigos seus que fizessem o cadastro. Estes novos amigos poderiam fazer o mesmo e assim, você teria vários loops, um dentro do outro.
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