2010 com certeza foi um ano muito importante para os dispositivos móveis em todo mundo. 2011 não poderia fugir desta carga deixada pelo ano anterior e já começou o ano com diversos tablets sendo apresentados na CES 2011. Todos estes novos tablets prontos para chegarem ao mercado vão fazer com que seja cada vez mais fácil qualquer um ter acesso a essa nova tecnologia, que muitos acreditam que vai substituir totalmente os netbooks.
Mas quando lidamos com o marketing digital devemos sempre estar preparados para os próximos passos do mercado. Em 2011 podemos incluir os tablets (e smartphones também) dentro destes próximos passos do mercado.
Mas com o crescimento dos tablets, o que muda para as empresas?
Por ser mais um tipo de dispositivo móvel, podemos dizer que muitas das mudanças são semelhantes ao o que os smartphones já vêm fazendo, entre elas podemos citar: Consumidor conectado em qualquer lugar; Exploração da Geolocalização; Importância no desenvolvimento de websites prontos para qualquer plataforma.
Nesse sentido há pouca diferença em relação ao smartphone, acredito que as duas principais questões que as empresas devem saber explorar é o formato diferenciado e o uso por diversos públicos.
Quando falamos em formato diferenciado para tablets eu me refiro a saber utilizar a tela da melhor forma possível, já que é menor que um monitor convencional e maior do que um smartphone. Fazer um site ou aplicativo que consiga se adequar bem aos tablets, netbooks, smartphones e desktops vai ser obrigação das grandes empresas.
Uma das grandes revoluções do tablets como o Ipad é o fato de ele ser bem aceito por diversos públicos, independente de idade, classe econômica ou que for, todos querem tablets. Este público diferenciado traz necessidades diferenciadas. Você pode usar tablets para crianças desenharem, adolescente estudarem, adultos construir planilhas, médicos para fazer consultas, arquitetos para fazerem projetos, enfim, existe uma utilidade em todo lugar que ele possa ir.
O mercado esta se preparando para revolucionar com os tablets, 2011 vai ser o ano em que vai crescer, mas será apenas no fim dele ou próximo ano em que vamos ver os tablets chegando as mais diversas classes econômicas, assim como vimos os notebooks chegarem aos últimos anos.