Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

O grande vacilo do Buzz

Essa semana eu estava lendo a Revista W e me deparei com uma matéria sobre o vacilo da Google com a criação do Buzz. Entenda um pouco melhor o porque deste passo da Google.

O grande vacilo do Buzz
O lançamento desastroso do Buzz foi pura estupidez? Google promete reformas
O lançamentos do sistema de rede social da Google, Buzz, expôs crianças, pessoas normais e pervertidas, tornou públicas conexões pessoais e até permitiu que ex-namorados abusivos continuassem a perseguir suas últimas vítimas. Embora muito se especule sobre algo sórdido por trás da ação, a estupidez é a razão mais plausível – e óbvia.
Como disse o consultor Alan Patrick, “a equipe que desenvolveu o Buzz é aparentemente formada por homens jovens super-geeks – early adopters – que claramente beberam da fonte da Google em relação à privacidade (‘ela não exista mais e precisamos nos acostumar com isso’). Suspeito que o Buzz foi testado pela mesma demografia que o criou, ao invés de pessoas comuns”.
Como se sabe, o Buzz foi inserido no Gmail, acionado por padrão, e expôs as listas de contato de todo mundo sem permissão, inevitavelmente deu errado – de formas preocupantes, como explicou Charlene Li, da Altimeter “Imagine descobrir que o perfil ‘orgias no banheiro’ está seguindo sua filha de 9 anos de idade. Foi o que aconteceu comigo!”.
O fiasco foi resultado de falta de testes com pessoas normais? Kontra, do counternotions.com, diz que seria ridículo. “A Google é uma empresa de US$ 170 bilhões. Ela testa, testa e testa mais. Uma vez chegou a testar 41 variações de azul, porque os designers não decidiam pela melhor.”
Para Kontra, o Buzz é sinal de algo mais sinistro, uma estratégia estilo Microsoft, talvez. “Do Nexus One ao Latitude, a Google correu o risco de atender somente a geeks, e não o público geral. Não convencidos de que o Buzz daria certo, os executivos da empresa sabiam que ao inseri-lo no Gmail a base de usuários seria gigantesca, ultrapassando o que o Twitter ganhou em anos.”
No blog oficial do produto, os responsáveis pelo Buzz prometem uma série de mudanças no serviço com base no feedback dos usuários. Que tal um pedido de desculpas?

(Texto da Revista W)

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis