A internet em sua essência é conhecida por ser um espaço livre para os comentários alheios – não vamos entrar na discussão do que é realmente livre, não agora.
Uma das grandes vantagens da internet para o consumidor comum é encontrar pessoas com conhecimento e opiniões sobre as coisas que você procura e encontra por aí. Conhecidos como reviews, são avaliações e comentários que as pessoas deixam em redes sociais, sites de comércio eletrônico, blogs, etc.
Alguém aqui já procurou sobre um produto no Google antes de comprar para ter certeza que valia a pena? Ou já conferiu os comentários no Foursquare de algum estabelecimento antes de fazer o checkin?
Mas as empresas perceberam rapidamente o poder destes comentários, procurando a melhor maneira de manipular eles. Atualmente, muitas empresas contratam pessoas para espalhar comentários bons sobre os seus produtos na esperança de conseguir convencer os usuários desinformados com estas informações pouco seguras. Isto acontece através de comentários falsos e publieditoriais não assinados. Mas o problema pode ser ainda maior, já que muitas empresas oferecem promoções e trabalhos
Segundo uma pesquisa recente da Gartner, o futuro pode ser ainda pior. Segundo os dados coletados, podemos esperar um futuro – em poucos anos – onde mais de 15% dos comentários online serão falsos. Será que no futuro vamos perder completamente a confiança em comentários encontrados online? Eu espero que não e que possamos regulamentar antes que a situação piore. A FTC (Comissão Federal de Comércio) desde 2009 já considerado a prática como publicidade enganosa, mas e aqui no Brasil? Você costuma encontrar muitas avaliações “suspeitas” espalhadas por ai?
Categorias