O Google AdWords é a ferramenta por trás de todos os anúncios do Google. Sabe quando você faz uma busca e aparecem os resultados marcados como “Anúncio“? Pois é, alguém configurou esses anúncios através de uma conta no AdWords e provavelmente vai pagar alguns centavos caso você clique no anúncio dele.
Para quem é da área, provavelmente já conhece o Google AdWords, mas para quem não conhece, a forma mais fácil de descrever seria o serviço de venda de palavras-chave que o Google utiliza para vender anúncios que aparecem em toda a rede de serviços que a empresa disponibiliza, como no próprio buscador, no Youtube, Gmail e em sua rede de anúncios (Google AdSense).
Grandes marcas gastam milhares ou até milhões de reais todos os meses pagando para você receber os seus anúncios, principalmente empresas da área do comércio eletrônico – procure pesquisar por termos comuns, como “tênis nike” no buscador, você verá vários anúncios. Mas não se preocupe, é muito fácil utilizar o AdWords e pode ser muito útil para pequenas empresas também.
Pagar para as pessoas clicarem no anúncio? Por que, se elas clicam de graça quando procuram o meu nome no Google? Apesar de ser um conceito muito simples, pagar para cada clique em seu anúncio ainda assusta muita gente. No fundo, o Google AdWords não deixa de ser uma mídia, assim como qualquer outra. Você paga por exposição. A diferença é que neste caso a exposição é contada por cada clique recebido. Perceba que todo o dinheiro em divulgação da sua marca deve ser visto como um investimento, não como um gasto.
Quanto custa cada clique em seus anúncios? Isso você mesmo define, pois o AdWords funciona através do sistema de lance. Você diz quanto quer pagar por cada palavra-chave. Quem “pagar melhor”, leva. Coloquei o “pagar melhor” porque não é apenas o valor que você está pagando que conta, mas isso eu vou explicar mais abaixo. Continue lendo.
A definição do valor de cada palavra-chave é bem complicada. Obviamente quanto mais amplo, mais caro será a palavra. Os valores variam de R$0,01 até algumas dezenas de reais – sim, há empresas que chegam a pagar R$15,00 para o Google apenas para você clicar em seus anúncios.
O retorno sobre o investimento no AdWords geralmente fica mais claro para lojas de comércio eletrônico, pois você consegue controlar, por exemplo, quantos cliques teve para determinada página de um produto que você vende online e, cruzando com o seu controle de vendas, dizer o quanto está vendendo a mais para ver se está valendo o investimento. A lógica é simples, me acompanhe:
João tem uma loja que vende sapatos online. Cada sapato custa R$100 e ele tem um lucro de R$20 em cada par vendido. Se ele vende 100 sapatos por mês, ele lucra R$2.000 por mês. Correto?
Agora se o João usa o Google AdWords para atrair clientes para os seus sapatos e ele paga, por exemplo R$2 para cada vez que clicam no anúncio dele, e digamos que a cada 5 pessoas que entram pelo anúncio, 1 compre um sapato, ele gasta R$10 de AdWords em cada venda, seu lucro diminui para R$10 – é pior que R$20, correto? Correto. Mas o AdWords está fazendo ele vender 300 sapatos por mês. O lucro dele, mesmo sendo menor por unidade, é maior no total.
O que você acha que é melhor para o seu João?
Se você não vende um produto online, talvez não seja tão fácil perceber esse retorno direto no produto, mas o objetivo é o mesmo. Você gasta em divulgação para vender mais.
Quanto eu devo investir em Google AdWords?
Essa é uma pergunta muito comum. A resposta? Depende.
Se você vende algo produto ou serviço online, o Google AdWords pode te ajudar a conseguir mais clientes. Você precisa ter o controle de quanto vende e o quanto está vendendo a mais usando o Google AdWords, como mostramos no exemplo do João acima. Se está valendo a pena, a resposta será “quanto mais melhor”.
Já no caso de uso do AdWords para divulgação de qualquer conteúdo que não leve diretamente a venda, essa pode ser uma pergunta bem difícil de responder. A sugestão é: Identifique quais palavras-chave você gostaria de comprar e com base no valor delas, avalie o quanto você quer se expor. Quanto mais gastar, maior será a sua exposição.
Como funciona os lances e posicionamento dos anúncios?
Muitas pessoas não sabem, mas o Google AdWords não funciona apenas para quem paga mais. O Google desenvolveu uma ferramenta que analisa a relevância de cada anúncio, eles chamam de “Índice de Qualidade” e eles utilizam diversos fatores para fazer essa avaliação. Basicamente ele irá verificar o seu anúncio e a página para onde ele está mandando a pessoa e atribuir uma nota de 1 a 10. Quanto maior, melhor.
Então mesmo que você seja a pessoa que ofereceu o maior valor por determinada palavra-chave, se você tiver um índice de qualidade baixo, o seu anúncio não será exibido por primeiro nas pesquisas.
Nesta página o Google explica melhor como funciona o Índice de Qualidade.
Como criar um o meu primeiro anúncio?
O Google tem procurado facilitar cada vez mais a utilização do AdWords, uma vez que ele pode ser muito complexo, dependendo apenas da sua paciência e vontade. Quanto mais conhecimento você tiver na ferramenta, mais efetivo serão os seus anúncios. Maior efetividade significa pagar menos para ter mais resultados.
Para aqueles que não pretendem se aprofundar nas configurações do Google Adwords, há o AdWords Express. É o mesmo serviço, mas configurado para ser o mais rápido, fácil e simples possível. Há um aplicativo para Android e para iOS específico para o AdWords Express.
[youtube https://youtu.be/Qjokd8M1QDo /]
Se você tiver interesse em aprofundar o seu conhecimento na área, posso recomendar os cursos da Goobec, pois já fiz alguns deles e ajudam bastante.
Mas não se preocupe com isso agora, é fácil começar e conseguir resultado com o AdWords. Na medida que você aumenta o seu investimento, pulamos para o próximo tópico.
Eu posso contratar alguém para criar e gerenciar os meus anúncios?
Pode sim e existe muita gente fazendo isso. Existem empresas especializadas em Google Adwords. Agências que trabalham com comunicação digital geralmente oferecem esse serviço, assim como também há profissionais liberais que atuam nesta área.
Já vi diferentes formas de cobrar o serviço de AdWords, mas o mais comum é cobrar uma porcentagem do valor investido. Ou seja, uma agência pode cobrar 10% do valor investido, então se você quer investir R$100 em AdWords, a agência irá lhe cobrar R$110.
Também há profissionais que prometem otimizar a sua campanha, então cobram o valor que você gasta atualmente e a sua parte representa tudo o que eles conseguirem otimizar em suas campanhas. Esse modelo geralmente exige mais confiança de ambas as partes.