Assim como existe o PageRank no Google, existe o EdgeRank no Facebook. Essa é uma maneira muito (muito mesmo) simples de encarar o EdgeRank. O objetivo desta variável é atribuir um valor de um perfil ou fan page em relação a outro perfil ou fan page.
Lembrando que estas regras não são totalmente abertas ao público e são constantemente modificadas pelos engenheiros do Facebook, portanto não são definitivas.
Antes de explicar como é calculado, você deve entender que ele pode ser aplicado a três ligações:
- Perfil Pessoal > Perfil Pessoal
- Perfil Pessoal > Fan Page
- Fan Page > Fan Page
O EdgeRank do Facebook tem três pilares, afinidade, tempo e peso:
- Afinidade: Se baseia no número de interações entre os 2 pontos. Neste quesito ele conta comentários, curtidas e visualizações;
- Tempo: Ele prioriza as notícias mais frescas, quanto mais atualizações bem recebidas, melhor será a posição;
- Peso: É a relevância entre a mensagem e o receptor. A relevância daquele conteúdo deve ser importante para quem vai visualizar;
Como ter um EdgeRank alto:
- Mantenha a fan page sempre atualizadas;
- Faça atualizações de qualidade, evite conteúdo desnecessário;
- Busque interações com os usuário, faça questões, se relacione;
- Poste imagens, vídeos e qualquer conteúdo que gere visualizações;
Ni no MestreSEO