O MEF (Mobile Entertainment Forum), uma comunidade global sobre conteúdo e mobile commerce, lançou alguns dias atrás o que eles consideram as 10 principais tendências para área de mobile. Na maioria, a lista é preenchida por tecnologias e comportamento que já vimos sendo usados em 2011, mas de forma muito tímida ainda.
- NFC (Near Field Communicaton):
A tecnologia de radio frequência que já falamos aqui algumas vezes, está vindo equipado em alguns aparelhos da Samsung e Nokia, permite que apenas com um toque sejam transferidos conteúdos e pagamentos. Segundo o MEF a tecnologia ainda não deve ser usada em larga escala, mas já devemos ver mais testes relacionados a tecnologia; - Segurança:
Ah! A boa e velha segurança. Ignorada por muito tempo, vai começar a se tornar mais necessária com o aumento no número de usuários e potenciais vítimas de vírus, etc; - Privacidade:
A preocupação com os dados do usuários deve ganhar ainda mais destaque, e os aparelhos devem começar a comportar melhor essa necessidade dos consumidores; - Aliança entre Nokia e Microsoft:
Querendo você ou não, a Nokia é a maior empresa de telefones celulares ainda e a sua aliança com a Microsoft, que esta em boa parte dos desktops, deve movimentar ainda mais rápido o mercado, que atualmente é movimentado por Android e iOS; - HTML5:
Não apenas o uso da tecnologia é uma tendência, mas o aumento do uso de dados com a chegada mais forte desta tecnologia aos aparelhos de todos; - SMS:
Apesar de pesquisas recentes mostrarem que a tecnologia de SMS pode não estar sendo usada como antes, ela deve ser usada de forma extensiva por empresas; - Jogos:
Em 2011 já vimos muitas empresas investirem em jogos patrocinados e outras formas de promoção através deste formato, mas em 2012 isto deve aumentar consideravelmente; - Pagamento Móvel:
Muitos já prometem isso a tempo, mas o MEF acredita que os recentes investimento nestas tecnologias devem dar resultado ainda em 2012; - Apps e Multi-Telas:
A evolução do “mercado de aplicativos” deve chegar a outros dispositivos, como carros, etc; - Geo-Social:
A evolução do social commerce irá utilizar a geolocalização para oferecer ofertas e criar negócios;
Bom, estas são as principais previsões do MEF. Mas é claro, eles pensam em um mercado global, mas um pouco mais focado nos EUA e alguns grandes centros espalhados pelo mundo.
Será que vamos ver isso aqui no Brasil assim tão cedo? Boa parte pode ser que sim, mas algumas eu realmente acredito que não. Lembrando que muita das tecnologias levam alguns meses para chegar aqui em nosso país.
Veja mais informações no site do MEF.