A afirmação é simples, mas de suma importância. Muitos profissionais da área de marketing digital ainda se esquecem que a palavra “marketing” é mais importante do que “digital”. Todo estudo e conhecimento que estão carregados na palavra marketing são muito mais importantes do que qualquer plataforma da qual ele é atribuído, no caso, o digital.
A verdade é que ainda têm profissionais que dão mais valor as ferramentas digitais, antes mesmo de terem um bom conceito de marketing. O uso de ferramentas digitais sem um fundamento teórico vai fazer com que elas não produzam e assim não tragam lucros reais, isso quando não acabam se transformando em prejuízo.
Como disse André Telles em seu livro “A revolução das mídias sociais”, onde em um dos capítulos fala exatamente sobre este tema:
“No marketing digital, a palavra marketing vem antes da palavra digital, ao menos aqui no Brasil. O que quero dizer é que os conceitos fundamentais de marketing, publicidade e design são mais importantes do que todas as ferramentas digitais vistas aqui. É a estratégia, o planejamento e o pensamento humano que vão fazer as táticas utilizadas nas ferramentas atuais ou futuras darem resultados.”
-André Telles, “A Revolução das Mídias Sociais.”
Este é um conselho que deve ser seguido por qualquer empresa que entra neste mundo de ações digitais, lembre-se de que o marketing é bem mais importante que o digital, que toda e qualquer ação dentro deste universo deve ser bem planejada, mensurada, traçando objetivos e metas, sempre se lembrando de analisar o mercado antes, durante e depois de qualquer ação.