O design dentro da internet já passou por diversos períodos, desde os mais obscuros do começo do desenvolvimento de sites até os mais complexos, como a multiplicidade de navegadores, sistemas operacionais e tamanhos de tela que temos hoje.
Infelizmente o investimento em design nem sempre é encarado como um investimento que possa trazer sozinho um retorno financeiro, já que é difícil atribuir a venda (ou não) de um produto diretamente a construção daquele site.
Com o mesmo tipo de problema de reconhecimento está a área de “experiência do usuário”. Essencial para fazer com que os visitantes encontrem o que estão procurando de forma simples, muitas vezes é uma área que nem é considerada na criação de um site.
A dúvida que fica no ar é: Será que o investimento em profissionais especializados em experiência do usuário vale a pena?
Para tentar responder esta pergunta recomendo assistir a este vídeo da Human Factor International, onde Dra. Susan Weinschenk, responsável pela área de estratégia em experiência do usuário, mostra porque o investimento nesta área traz benefícios reais sim. Dando exemplo de uma organização que pede doações através de seu site.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=O94kYyzqvTc/]
Para quem se interessou pelo resultado do vídeo, o poster sobre “o retorno do investimento em experiência do usuário” pode ser baixado aqui.
Se quiser mais informações acesse o artigo “Why Software Fails” da autora.
Categorias