Ícone do site

Google Glass já tem um arqui-inimigo

O Google Glass promete ser uma das tecnologias mais inovadoras dos últimos tempos. Ainda sem uma data definitiva de venda ou definição de preço, o GLASS (nome utilizado pelo Google) tem causado muita preocupação em torno da privacidade e acionado os mais polêmicos discursos sobre essa tecnologia.
Se você está um pouco por fora do assunto, recomendo ver este post que explica melhor o que é o GLASS e algumas questões levantadas a seu respeito.
O principal medo das autoridades e pessoas em geral é o que poderá ser feito com uma câmera que grava tudo que ela está vendo, e pior, o que ela faz com toda essas informações. Hoje temos os smartphones, que também estão em todos os lugares, mas eles demandam pequenas ações como tirar do bolso, ligar, abrir a câmera e começar a gravar… sem contar que isso requer diversos movimentos que não são discretos – qualquer um veria você tirando o smartphone do bolso. Com o GLASS isso não acontece, pois ele pode estar filmando e você nem sabe.
Preocupados com esta investida do Google, um projeto de pesquisadores japoneses trabalha no que pode ser o produto rival do GLASS. Não no sentido de ser um concorrente, mas um poderoso dispositivo que vai impedir que o seu rosto apareça para a câmera dos outros. Possivelmente ele fará o mesmo com qualquer outra câmera, não apenas com as do GLASS.

(Vídeo com legendas em inglês)
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=LRj8whKmN1M /]
Nesta demosntração do protótipo, que ainda esta longe de chegar ao mercado, como você pode ver, ele ainda não tem acabamento e precisa de melhorias.
Basicamente, os óculos dos pesquisadores consistem em um aparelho com 11 luzes de LED infravermelho que são vistas apenas por câmeras e não a olho nu. Os 11 pontos de luz se concentram ao redor dos olhos e nariz, que são os pontos básicos para alguma câmera começar o reconhecimento facial. Com este aparelho ligado, você provavelmente não apareceria em fotos tiradas por qualquer smartphone, câmera digital ou câmera de segurança.
Se você quer entender melhor o princípio de funcionamento, faça este teste prático: pegue um controle remoto qualquer de sua casa, aponte a câmera do smartphone para ele e pressione qualquer botão. Você deve ver algo parecido com o que mostra a imagem abaixo.

É interessante lembrar que o Google Glass ainda não tem ferramentas de reconhecimento facial confirmadas, até porque o Google disse que não estaria oferecendo ferramentas assim enquanto houvesse questões relacionadas à privacidade para discutirmos.
Sair da versão mobile