O Google+ é a aposta do Google em uma interação social maior através de seus produtos. Depois de cerca de 1 ano de seu lançamento, a rede social já conta com mais de 250 milhões de usuários, segundo a própria empresa. Mesmo não sendo tão grande (ou importante) quanto Facebook e Twitter, os números são bem interessantes para um projeto de apenas 1 ano.
O seu começo foi um pouco conturbado e muito questionado, mas uma pesquisa recente mostrou que o Google+ parece estar melhorando a situação, estando a frente do Facebook quando se trata de satisfação de seus usuários, como mostrou a pesquisa. Não podemos querer que um projeto como este ultrapasse o Facebook em número de usuários, ainda mais em tão pouco tempo, mas ao menos podemos ver que o Google esta investindo pesado e trazendo mais uma poderosa ferramenta para o mercado.
Mas como muitos já apontaram em diversos momentos, a rede social do Google ainda tem diversas falhas estruturais, como a falta de uma API aberta. Para quem não conhece, a API (Application Programming Interface) é o que permite a conexão entre programas e aplicações, por exemplo, o TweetDeck usa API do Twitter para usar suas informações e o Hootsuite faz o mesmo com diversos outros serviços.
O que significa o Google+ não ter API aberta?
O resultado de o Google nunca ter aberto a API de seu serviço social é que desenvolvedores independentes não podem criar aplicativos ou programas para se conectar ao serviço do Google. Ou seja, você vai conseguir acessar e/ou interagir com o Google+ apenas através da sua página na internet, nada de aplicações independentes para celulares ou desktops.
Isto pode não ser um fator decisivo, mas com certeza é uma ferramenta que faz falta. Muitos acham o aplicativo da plataforma ruim, mesmo no Android. No iPad, por exemplo, demorou muito para ter o Google+. Profissionais da área de marketing geralmente eram obrigados a usar a página para gerenciar o uso do Google+, ao contrário do que fazem com Facebook e Twitter ao usar Hootsuite e outros serviços.
O Google começa a finalmente abrir a API, mas com muito controle
Mas nestes últimos dias parece que a situação está mudando. O Hootsuite, uma das principais ferramentas de gerenciamento de mídias sociais em apenas um programa, liberou para o público a sua integração com o Google+ que já estava sendo testado internamente já fazem alguns meses, como mostramos neste outro post algum tempo atrás.
Ao que tudo indica, o Google não quer seguir o mesmo caminho do Twitter. O Twitter sempre teve uma API bem mais pública, o que possibilitou a criação de dezenas de aplicações, integrações, serviços e tudo o que você pode imaginar. Mas algum tempo atrás eles perceberam que isso dificulta o controle sobre como as pessoas acessam o conteúdo e, principalmente, dificulta a veiculação de publicidade para todos os usuários. Resumindo, o Twitter começou a fechar aos poucos a sua API e dar muito mais foco para as suas próprias aplicações, tentando controlar melhor quem e como usam o seu serviço. Ao que tudo indica, estas são as mesmas preocupações do Google no momento.