Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Google atualiza a política de privacidade e gera mais discussão sobre privacidade do usuário

No último dia 24 o Google anunciou que esta fazendo uma grande alteração na sua política de privacidade. Até dia 1 de Março deve haver uma grande unificação de todos os seus serviços, não apenas de suas políticas de privacidade. Segundo o o vídeo de divulgação, hoje eles contam com dezenas de políticas privacidade (mais de 60 de acordo com o vídeo), onde cada serviço funciona de forma independente e a cada correção nos mesmos gera várias horas de trabalhos desnecessárias.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=KGghlPmebCY]
O que gerou muitas discussões nos últimos dias desde este anúncio oficial é a relação da privacidade do usuário com todas esta mudança, porque, como você pode ver no anúncio do vídeo, eles aproveitaram isto para conseguir integrar ainda mais todos os seus serviços. Agora, segundo explicação deles mesmos, os seus dados expostos em algum de seus serviços, vai poder influenciar qualquer outro serviço do Google. Ou seja, um email enviado no Gmail pode influenciar o anúncio que vai aparecer para você no Youtube.
Bom ou ruim, esse é o novo caminho que o Google está seguindo, que não é muito diferente do que a Microsoft e Apple estão fazendo ao tentar unificar todos os seus serviços, dando mais forças a eles através do conjunto. E a única opção que sobra para o usuário, como sempre, é aceitar ou desistir.

Mas ainda assim, o principal objetivo da nova política de privacidade é tornar ela mais simples de as pessoas lerem, algo menos “advoguês” (língua dos advogado? haha) e fazer com que a pessoa comum consiga ler e entender tudo o que está aceitando ao clicar no botão “Li e Aceito os Termos de Uso“. Sem contar que agora você não vai precisar tirar vários dias da sua vida para ler todos as políticas de privacidade (como se muita gente tivesse lido tudo).
A preocupação com a privacidade do usuário é plausível, afinal, as pessoas querem saber como ficam os dados delas no meio disso tudo. Segundo a empresa, tudo continua igual, sem muito alarde. Mesmo assim muitas pessoas tem se preocupado com a nova política de privacidade, questionando o slogan “Don’t be Evil“.
 

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis