Ok, esta dica pode parecer “boba”, mas tenho certeza que muita gente não conhece o poder do Google Alertas (isso quando conhece a ferramenta). Eu vejo isso na prática, pois muitas vezes quando converso sobre o assunto poucas pessoas conhecem o Google Alertas (ou sabem como usá-lo). Você pode acessar o serviço através do www.google.com.br/alerts.
O que é o Google Alertas? Segundo a empresa: “Alertas do Google são atualizações por e-mail sobre os resultados relevantes mais recentes do Google (web, notícias, etc.) com base nos termos ou tópicos“.
Ou seja, serviço tem como objetivo lhe manter atualizado sobre determinado tópico que possa ser pesquisado no Google lhe enviando email periódicos com o que surgiu de novo para aquela pesquisa. O controle deste alerta pode ser feito através de três opções base:
- Primeiro você define o tipo de pesquisa. Pesquisa em Todo, Notícias, Blogs, Vídeos, Discussões e Livros;
- O segundo passo é definir a frequência de envios. Você pode receber emails Sempre que houver um novo resultado, diariamente ou semanalmente;
- E o terceiro passo é definir o volume de resultados. Esta opção é divida entre todos os resultados e somente os melhores resultados;
Para o que posso utilizar esta ferramenta?
Alguns exemplos de uso são para monitorar os nomes de seus produtos, serviços, marcas e até de pessoas públicas que fazem parte de sua empresa. Por exemplo, a Coca-Cola deveria estar monitorando toda a sua linha de produtos e nomes ligados a empresa.
Uma empresa pode também monitorar o seu mercado, como por exemplo, alguém que trabalhe com vinhos pode cadastrar diversos nomes de produtos e serviços e estar sempre por dentro das novidades, podendo inclusive prever algumas tendências de procura.
#ficadica – Depende da quantidade de alertas que você criar, pode ser interessante que você crie uma conta de email separada para este ou crie um filtro em seu email para evitar com que lote sua caixa de email com alertas.