Para quem não acompanha muito o mundo da tecnologia, no último dia 04 de abril o Facebook lançou oficialmente o “Facebook Home”, um launcher (área de trabalho seria uma tradução adequada) para Android que é totalmente voltada para a sua experiência dentro do Facebook. Para você entender melhor o que é esta aplicação, acompanhe a review do Tecnoblog sobre a investida da rede social.
Agora que já conhecemos a novidade, vamos adiante. O Facebook sempre foi acusado de ser o vilão das rodas de amigos. Quantas vezes você não pegou alguém navegando no Facebook no meio da aula, na mesa do bar ou no churrasco da família? Aposto que esta não é uma situação estranha para nenhum de nós.
Atire a primeira pedra quem nunca puxou o seu smartphone para passar alguns minutos de um local entediante, uma festa estranha com gente esquisita ou mesmo aquele almoço sem graça. Podemos analisar este comportamento por vários lados, desde o vício do usuário em redes sociais até encarar o fato de que, realmente, às vezes o lugar em que estamos é muito entediante. Este comportamento levou inclusive à criação de um jogo (ou uma aposta), o “Phone Stacking” (empilhamento de telefone, em tradução literal). O objetivo deste jogo é deixar todos os aparelhos virados de cabeça para baixo, um em cima do outro. O primeiro a mexer no seu aparelho paga a conta.
Mas este comportamento se tornou tão comum que o Facebook resolveu incorporar como uma de suas filosofias de uso, que já é, de fato, um pouco estranho. Assim como a Pepsi incorporou o “Pode ser?” às suas campanhas publicitárias, o Facebook incorporou a indiferença das pessoas ao navegar na rede social enquanto está com outras pessoas na “vida real”. Esta filosofia ficou muito clara nos anúncios do Facebook Home que surgiram nas semanas seguintes ao seu lançamento.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mx_GzNlQOxI /]
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=voWvqBsyYbE /]
Chegando ao ápice, quando próprio Mark Zuckerberg, criador da rede social, é ignorado por seu funcionário que, com o smartphone em mãos, prefere navegar no seu Facebook e ignorar o aviso de lançamento sobre a novidade de sua empresa.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ArFy91n1FR0 /]
E aqui fica a pergunta: será que estamos sendo muito hipócritas ao achar errado este comportamento? Será que estamos todos caminhando para um mundo onde é socialmente aceitável navegar no seu smartphone enquanto você ignora o mundo? São perguntas que só tempo vai responder, mas se você quiser saber, o Facebook já tem uma resposta pronta.