Desculpe meu senso de humor, mas enquanto pensava neste post percebi que muita gente usa essa frase e realmente o “not” ali é justificável. Não é assim que alguém que está investindo em mídias sociais deve pensar.
Muitas empresas hoje em dia estão começando a entrar na onda da web 2.0 apenas para estarem “na moda”, mas será que esse acesso vai trazer benefícios para a empresa? Talvez. O problema de muitas empresas é pensar que o uso de mídias sociais é algo barato, talvez realmente seja, já que em geral você não tem custo para criar contas e nem publicar conteúdo, mas você precisa pensar em outros custos.
Tempo:
Como já diz aquele velho ditado, “tempo é dinheiro”. O tempo que você gasta mesmo que seja para criar contas em qualquer rede social já está gastando seu tempo e se você não utilizar corretamente as ferramentas que você está adquirindo você provavelmente vai estar desperdiçando seu tempo, logo, estará desperdiçando dinheiro.
Funcionário:
Você sabe que qualquer rede social é baseada na interação e para interagir alguém vai ter que utilizar tempo para ler e escrever. Muitas pequenas empresas deixam a cargo dos funcionários para atualizarem as redes sociais e interagirem na web. Empresas de grande porte hoje em dia já contratam profissionais para esta vaga, então, indiretamente ou diretamente, você está usando o tempo de seu funcionário para atualizar as mídias sociais.
Energia e Equipamentos:
Você consegue acessar a web sem utilizar algum aparelho eletrônico? Eu não, provavelmente você também não. Aparelhagem custa dinheiro, consomem energia e ainda tem a manutenção. Não importa como, mas você sempre vai estar consumindo algum tipo de energia ou aparelho para atualizar ou preparar conteúdo para as mídias sociais na qual você pretende participar.
Fatores externos:
Talvez o mais importante, relevante e o que anda dando mais prejuízo para as empresas, principalmente as de grande porte. Para você que trabalha com comunicação, ou não, provavelmente já ouviu falar em grandes casos relacionados a Twitter e Orkut, onde empresas mal preparadas tiverem grandes problemas nas mãos para resolver.
Agora você responde, uma empresa que faz uma “cagada” na web, será que ela não perde clientes? Será que aquela empresa chata, que fica incomodando com spam não desagrega o valor da marca? Só procurar na web que iremos encontrar vários fails de empresas que não estavam preparadas.
Depois de ler isso, você ainda acha que as mídias sociais são baratas? Eu espero que não. Pense bem e planeje bem antes de sair fazendo várias contas em vários lugares, veja quais as reais necessidades de sua empresa.