Alguns dias atrás o Facebook anunciou algumas reformas no seu painel de análise de dados, incluindo uma nova métrica, que ainda não está bem clara quanto ao seu funcionamento e importância. O “{nº} estão falando sobre” chegou sem causar muito impacto, mas criando minhocas na cabeça das pessoas que tentam entender qual é exatamente a importância desta métrica e principalmente, como ela funciona.
Com olhos para o mercado brasileiro, o pessoal do Bus do Marketing resolveu fazer uma rápida pesquisa e tentaram relacionar o número de fãs e a quantidade de “estão falando sobre” para ver se, com este dado, a posição das principais Fan Pages do Brasil alteraria. O resultado você confere abaixo:
Número de Fãs | Número de “estão falando sobre” | Nº de “estão falando sobre” em relação ao nº de fãs
Os números são referentes ao dia 10/11 de Outubro de 2011.
A dúvida que ainda fica é até onde o “pessoas curtem isso” é importante, já que o “estão falando sobre” parece ser uma tentativa de medir o engajamento destes fãs. Na minha opinião, o “estão falando sobre” vai se tornar muito mais relevante com o tempo e também quando se tiver mais informações sobre o seu funcionamento.