O assunto que esta dando o que falar essa semana, além do estupro no BBB, é o protesto do Wikipedia, Google e tantos outros serviços contra o SOPA e PIPA. Caso você não esteja entendendo muito bem, veja nosso post falando um pouco mais sobre o SOPA. É uma questão bem polêmica, mas de forma resumida, é uma briga no congresso americano onde diversas empresas estão tentando aprovar um ato contra a pirataria online, mas para conseguir isso o governo concederia as empresas alguns “poderes”.
Bom, analisando por este lado, não parece algo ruim, certo? Afinal, a pirataria é um problema sério dentro da internet também e nada mais justo que as empresas terem direito de lutar pelo o que gastaram o seu dinheiro para conseguir. Certo? Errado! O problema de atos como o SOPA e o PIPA não é o objetivo, mas os meios.
Lembra daquela discussão em torno do “será que os meios justificam os fins?“. O SOPA e PIPA estão nesse barco ai. Para você entender melhor o que estou querendo dizer, veja a tirinha abaixo:
Tradução:
– “Por sorte nossa, as mentes mais brilhantes do governos criaram uma super arma contra eles. Ta-Da!”
– “Yaaay! Estoure eles para fora da água!”
Ou seja, o problema destes atos não são os seus objetivos, mas como vão atingi-los. Imagine a internet como o oceano da tirinha acima… uma ação dessas iria fazer uma bagunça no conceito básico de liberdade da internet.