O e-mail marketing vem se mostrando uma ferramenta importante para as diversas empresas do mercado. O problema é que o uso irresponsável e até antiético do e-mail marketing acabou a deixando com fama de ferramenta de fazer spam. Por muito tempo as empresas vêm utilizando o e-mail como uma ferramenta 1.0, de um para muitos, apenas comunicando, onde o importante era o número de pessoas que o recebiam. Apesar de ser disparado para várias pessoas, a mensagem deve passar a ideia de que foi direcionada, o consumidor deve receber bem a mensagem que deve lhe trazer uma informação realmente útil.
Mesmo muitas vezes parecendo spam, o e-mail também pode ser uma boa ferramenta, desde que haja um bom trabalho em cima de sua concepção, planejamento e execução, onde o público-alvo deve ser bem estabelecido. Nada de mandar para todo mundo que você conhece, boa parte deles irá descartar a sua mensagem e estragar uma relação que poderia ser usada em algum outro momento de forma mais útil para o receptor.
A busca por um serviço de qualidade, mesmo ao mandar um e-mail, é fundamental para que uma empresa tenha um bom relacionamento com os seus clientes. Não é só uma questão de respeito, mas é lei (Decreto-Lei nº 7/2004) que todo o e-mail marketing ofereça a opção de cancelamento, de forma clara e de fácil acesso.
Esquecendo as obrigações de quem usa o serviço e partimos para os diferenciais:
Muitas vezes os internautas descartam e nem se dão ao trabalho de abrirem e/ou lerem o que contém na mensagem, isso porque quase sempre as informações não são relevantes. Assim como na comunicação impressa, o seu produto esta competindo lado a lado com concorrentes e um bom design e redação vão se o diferencial para agregar valor a sua mensagem e fazer com que ela se torne atraente para o receptor.
Lembre-se de que por melhor que seja o trabalho de design/redação, ele jamais conseguirá substituir uma informação relevante. É simples, o usuário sempre vai dar valor para informações mais úteis para ele e por isso que a personalização da mensagem se torna tão importante neste meio.
A próxima vez que você for mandar um e-mail contendo uma mensagem de propagação de qualquer ideia pense bem, será que aquela informação vai ser útil para o receptor? Ou será que apenas o irei incomodar e ser bloqueado, perdendo o contato para sempre? Lembre-se que o contato que marcar você como spam agora, podia ser o cliente que iria comprar amanhã.