Alguns dias atrás o Twitter anunciou semi-oficialmente através de Adam Brain (responsável pela receita global do microblog) que há planos de abrir um escritório do serviço em terras brasileiras nos próximos meses. Ele mesmo deixou claro que o objetivo seria trabalhar melhor a parte de investimentos publicitários na rede social.
O Twitter não é a primeira rede social a vir para o Brasil com objetivos financeiros, Facebook e LinkedIn também já fizeram o mesmo nos últimos meses. Em Agosto de 2011, mais ou menos um ano atrás, o Facebook anunciava a abertura de seu escritório no Brasil para gerenciar suas operações na América Latina. Um pouco depois, no final de Novembro (2011), o LinkedIn tomava os mesmo passos do Facebook e também abria seu escritório brasileiro.
É uma pena que, na grande maioria das vezes, estes escritórios serviram apenas para procurar novos anunciantes, melhorar suporte que é bom, nada.
O que a abertura de escritórios significa para os anunciantes?
A conclusão mais rápida que podemos tirar de qualquer serviço que abre um escritório no Brasil é que eles perceberam um crescimento dos investimentos publicitários no país. Já sabemos que aqui temos muitos internautas e o uso da internet é bem difundido (apesar de não atingir boa parte da população, ainda), portanto não é difícil que o Brasil chame atenção de qualquer serviço hoje em dia.
Como anunciantes, podemos esperar parcerias com grandes empresas e também uma consideração maior pela realidade do nosso mercado. Mas na grande maioria das vezes não há mudanças bruscas, a grande maioria delas acontecem sem que a gente saiba ou perceba.
Talvez o que podemos esperar (mas nem sempre acontece) é que deem mais atenção a tradução dos recursos e mesmo a chegada deles em terras brasileiras, já que sabemos que muitas coisas são testadas no EUA e depois passadas para os outros países.
E para os usuários, o que isso significa?
A chegada do escritório do Twitter, por exemplo, significa que poderemos ver empresas brasileiras começando a aproveitar os formatos de anúncio dentro do Twitter. Significa também que vamos receber um pouco mais de atenção, como por exemplo, adicionar mais cidades aos Trending Topics do Twitter.
Já em casos como o do Facebook, além de mais anúncios, é possível que a implementação de novos recursos da rede social para os brasileiros ocorra de forma mais rápida, evitando aquele vácuo de algumas semanas que geralmente se tem quando algo de novo é lançado nos EUA.
Podemos esperar inclusive parceria entre algum destes serviços e eventos de grande porte, como por exemplo, os shows ao vivo no Youtube (que já vimos algumas vezes).