Alguns dias atrás criei um tópico de discussão na nossa fan page sobre a diferença entre a comunicação através de um perfil no Twitter e dentro das fan pages do Facebook. O objetivo era saber o que os leitores do blog achavam sobre o uso destas duas diferentes ferramentas por empresas.
Se fosse uma votação, a existência desta diferença sairia como grande vencedor. Todos concordam que a comunicação deve ser diferente em ambas as ferramentas e a Maria Laura ressalta que isto se deve ao fato de no Twitter a comunicação ser mais dinâmica, enquanto que no Facebook algo compartilhado pode ser visto no feed de notícias das pessoas por mais tempo.
Leandro Santos comentou algo no mesmo sentido:
“Existe uma grande diferença entre a comunicação no Twitter e no Facebook. Ambas são redes diferentes, cada uma com características e especificidades distintas, fato este que influencia diretamente o conteúdo que é postado em cada uma delas.”
Ou seja, umas das grandes diferenças é o tempo de duração de uma mensagem. No Twitter é relativo ao horário que foi enviado, já no Facebook deve conseguir se manter no feed das pessoas.
“São redes diferentes, portanto deve haver uma forma própria de comunicação em cada uma, bem como conteúdos diferentes – ou ao menos formulados de formas distintas.”, diz Glaucinha França.
Segundo a Thais Anzolin, é justamente estas diferenças que fizeram com que ambos serviços fizessem sucesso e para conseguir ter retorno é preciso saber explorar estas diferenças.
Como disse a Lucy Viana, “o mesmo conteúdo no Twitter e Facebook? Eu prefiro evitar, para que não fique cansativo”. Devemos ter muito cuidado ao publicar conteúdo e apenas replicá-lo em outras mídias.
O que você achou? Concorda?