Para se obter um bom resultado dentro das mídias sociais deve ter um objetivo e planejar, planejar muito. Algumas empresas vem as utilizando como plataforma principal, enquanto outras utilizam como mídia de apoio, seja qual for o uso, elas estão tendo retorno e isso o que toda empresa procura. Confira alguns bons exemplos de empresas que souberam utilizar as mídias sociais a seu favor. E veja também esse post sobre empresas brasileiras que utilizam o Formspring.
FIAT:
Pouco tempo atrás a fabricante de automóveis FIAT lançou sua conta oficial no serviço de perguntas e resposta mais comum nos dias de hoje, o formspring.me. Com um começo um pouco controverso, como já postamos aqui, a empresa teve um começo ruim, mas não pela ideia e sim pela má execução. Esquecendo dos problemas encontrados pela empresa, o seu perfil rapidamente passou dos milhares de perguntas e hoje a empresa diz já ter respondido mais de 3000 dúvidas, tornando o seu perfil um enorme FAQ. O perfil foi usado principalmente para divulgar o novo modelo que a empresa estava lançando. Até o fechamento deste post, o perfil já havia sido desativado… mas quem sabe quando houver um novo lançamento? Ou até eles resolverem torná-lo permanente.
Através de sorteios obteve muito sucesso no Twitter, a livraria já é usada como referência de bom uso da ferramenta de microblog. A empresa começou a fazer sucesso quando lançou sua promoção de 11 anos do site, onde distribuiu produtos de graça através de uma caça ao tesouro dentro dele. Em pouco tempo a empresa aumentou o seu número de seguidores no microblog e também as vendas pelo site. Hoje a empresa ostenta um número alto de seguidores, sendo uma das maiores empresas de comércio online dentro do Twitter e quem sabe já podemos considerar uma das maiores empresas de e-commerce do Brasil.
Antes de alguém vir dizer quem fez por primeiro ou por segundo, saiba que ambas as empresas vem utilizando muito bem as mídias sociais, principalmente o Youtube. Ambas tem seus canais no site de compartilhamento de vídeo (Adidas / Nike) e as duas vem tendo resultados muito satisfatórios, tendo seus vídeo com alta quantidade de visualização, as empresas vem marcando o modo como as empresas devem utilizar estas ferramentas. Tanto a Adidas como a Nike vem criando vídeos mais longos, não apenas colocando as mesma propagandas que circulam nas mídias tradicionais, fazem vídeos extras, mini-séries e outros produtos que acabam agregando mais valor a marca, além de aproximar o produto do consumidor. O que as empresas souberam fazer muito bem é dividir o seu público em vários canais, pois eles sabem que atingem diversos segmentos e cada um tem a sua importância dentro do mercado.
Com certeza há diversos outros exemplos, ainda teremos mais posts sobre o mesmo assunto, aguardem.