Ícone do site

Cidades mais inteligentes dependem de empreendedores. #cpbr8

zeca-camargo-ronaldo-lemos-mikael-cpbr8

Mikael Ahlström da startup sueca Hyper Island e Ronaldo Lemos, pesquisador brasileiro, falaram sobre a influência do digital na sociedade atual, passando por temas como educação e política. O debate foi mediado por Zeca Camargo.
Ronaldo Lemos é uma das principais referências da cultura digital dentro do Brasil, já tivemos aqui uma entrevista com ele em 2011, e um dos principais recados que ele deixou é que as mudanças na sociedade devem partir de empreendedores sociais, pessoas com capcaidade e conhecimento para transformar pequenos problemas de suas cidades, estados e país.
O conhecimento está disponível na internet em ferramentas como a Hyper Island, de Mikael. O conhecimento já está distribuído na internet, precisamos apenas conseguir transformar essa informação gratuita em algo realmente útil para a sociedade.
Um dos principais pontos levantados por todos deste debate é que a educação é um dos pilares mais fundamentais desta mudança, mas ele depende das pessoas irem atrás desta mudança. O sistema educacional está defasado e atrasado sim, mas não podemos esperar que ele mude para tentar mudar algo.

Onde o poder público falhou por décadas, a tecnologia está inovando. Ronaldo Lemos

Mikael citou o exemplo da Suécia, que nos anos 1990 teve um programa governamental de incentivo a aquisição de computadores, desta forma quase todos moradores do país tinham acesso a esta ferramenta e, segundo ele, isso criou uma cultura digital muito forte no país. Os resultados são vistos hoje, onde a suécia é um dos países mais avançados em relação a cultura digital. Serviços como Pirate Bay e Spotify, dois ícones da internet moderna, são suecos.
O digital já mudou muita coisa, está mudando outras e deve mudar ainda mais, mas depende das pessoas correrem atrás de todo o seu potencial.

Sair da versão mobile