Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Estratégia de uso das "tiras de fotos" em sua Fan Pages

O Facebook está sob constantes alterações em sua interface visual, semana passada mesmo tivemos mais uma delas. Nos primeiros meses deste ano tivemos uma grande reforma visual nas páginas, também conhecidas por fan pages.
Dentro das novidades uma que chamou muita atenção foram as fotos em destaque na parte superior da fan page, no chamado cabeçalho da página. Esta funcionalidade também está presente nos perfis, mas nas páginas esta pequena vitrine tem um funcionamento um pouco diferente e portanto exibi as imagens da página de forma aleatória.
Com algum tempo já passado desde esta atualização resolvi analisar um pouco mais esta área e tentar entender como ela poderia ser aproveitada ou como as empresas devem enxergar este espaço que o Facebook está fornecendo. Vamos trazer aqui alguns usos que vemos por aí e também o que achamos de cada estratégia.

Exemplo da Saraiva usando imagens de suas categorias de produtos.

Sem nenhuma imagem.

Uma das possibilidades de uso é de simplesmente não utilizar nenhuma imagem, o que ainda é muito comum de se ver. Infelizmente não há como apenas desativar o painel das imagens, portanto a única forma que há é remover a aba de fotos da página e com isso a página acaba não tendo imagens para exibir.
Este método não é muito aconselhado, mas em algumas situações acaba se aplicando bem por não haver uma idéia legal de como aproveitar as imagens.
Mas esta estratégia não é muito aconselhada, já que algumas pesquisas apontam que as fotos podem ser uma das formas de publicações que atraem mais interações com os fans. Portanto vamos trazer aqui algumas exemplos e ideias de como você pode aproveitar este espaço.

Imagens aleatórias.

Deixar que a área exiba apenas imagens aleatórias é a atividade mais comum de quem resolve usar fotos porque também é a forma padrão de funcionamento deste pequeno panel de exibição. Este sempre vai ser o método mais aconselhado, mas para você manter ele sendo um espaço útil e bem aproveitado deverá utilizar o recurso de fotos com bastante frequência para manter as fotos sempre trocando.

Crie uma pequena vitrine.

Algumas empresas que realmente não tem costume de publicar fotos ou em geral acabam utilizando serviços externos para a publicação de imagens acabam tendo aquele espaço em branco. Uma das formas de aproveitar o espaço oferecido é construindo literalmente uma vitrine. Mas como?
Escolha alguns de seus serviços ou produtos e faça imagens para eles que combinem com o design de sua páginas e que possam ser usados como avatares. Agora basta você colocar no álbum de sua página e você vai ver que eles vão ficar aparecendo de forma aleatória, mas que vão ser um belo local para fazer propaganda.
Na descrição da imagem deixe um link ou mais informações sobre aquele produto/serviço, desta forma quando o visitante clicar em alguma das imagens ele vai ter acesso a mais informações sobre o que ele viu.

Criatividade aleatória.

Esta é uma opção interessante, inclusive é a que usamos atualmente na nossa fan page. Você poderá utilizar o espaço de forma criativa apenas para tornar a sua página em um lugar mais agradável e principalmente um lugar mais personalizado, já que o Facebook por padrão não dá muitas opções nesse sentido.
Basicamente, você deve utilizar alguns quadrinhos que fiquem legais mesmo sendo exibidos aleatoriamente. Você coloca eles no álbum de fotos da página e com isso você vai ver eles aparecendo de diversas formas.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis