Já falamos aqui sobre a importância de se aproveitar bem o uso das fotos em perfis, seja no Twitter, Facebook ou qualquer outra mídias social. Hoje vim falar de um caso semelhante, mas mais específico, o do comércio eletrônico.
Em qualquer site de comércio eletrônico existem diversas imagens que tentam (pelo menos deveriam) vender o produto que representam. Diferente do caso dos perfis, onde você disputa espaço com outros perfis, no e-commerce os produtos devem passar “confiança”.
Um dos problemas mais apontados na disputa entre comércio online Vs comércio offline é a vantagem do offline de ter o produto fisicamente, podendo ser observado e tocado, para ter certeza que é o que o consumidor procura. No e-commerce isto não é possível, portanto as empresas devem aprender a utilizar diversos recursos para conseguir “suprir” essa necessidade do consumidor.
Mas como utilizar fotos interessantes?
Pense que a foto do produto é parte do processo de compra, o usuário vai querer ver o produto antes de comprar e quanto mais esta foto (ou vídeo) do produto mostrar, melhor vai ser para o consumidor conhecer e confiar naquela imagem.
Para que a foto cumpra bem o seu papel, ela deve mostrar o produto como um todo, colocar o foco naquilo que é mais importante sim, mas não esquecer de todo o resto.
Por exemplo, se a grande vantagem daquela televisão é ser mais fina, tente mostrar a sua frente, mas também mostrar a lateral. Se você quer vender uma roupa, mostre ela em conjunto com outras ou vestidas, para ficar mais fácil de a pessoa imaginar como poderia utilizar aquele produto.
Com o aumento da qualidade das conexões, algumas empresas oferecem, além das imagens, os vídeos. Com os vídeos é possível mostrar muito mais do produto, oferecendo uma visão praticamente em 360º e facilitando a decisão de compra favorável do consumidor. Há também a estratégia de “reviews“, onde o vídeo mostra o produto sendo utilizado e avaliado por alguém.
Quais os principais erros ao selecionar fotos?
Existem centenas de milhares de sites que vendem produtos online e maioria deles não consegue emplacar pelo simples fato de cometer diversos erros -muitas vezes bobos- e por isso não conseguem convencer o consumidor de que vale a pena investir naquele produto. Vou listar apenas alguns destes erros referentes as imagens e vídeos:
- Baixa qualidade na imagem: Fotos de baixa qualidade podem ofuscar a qualidade do produto e fazer a pessoa desistir da compra;
- Produto Amassado/Quebrado/Velho: Apesar de pouco comum, existem sim empresas que cometem esse erro que é até absurdo;
- Produto errado: Nunca sabemos se é por incompetência, falta de atenção ou ambos, mas já vi muitas lojas online com produto errado na foto;
- Foto Genérica: Esse é talvez um dos mais complicado, pois é comum de se ver. Por exemplo ao vender um computador, ao invés de fazer fotos diferenciadas, todos mostram os computadores do mesmo ângulo, mesma cor, mesmo tudo. No final, nenhum deles chama atenção.
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