Como você deve saber, existem vídeos de praticamente qualquer coisa no ::tag(“youtube”,”Youtube”)::, principalmente aquelas coisas que infringem direitos autorais. A reflexão que proponho aqui hoje é sobre a Globo, uma das maiores geradoras de conteúdo do Brasil.
Vocês já perceberam como existem muitos vídeos não autorizados com conteúdo da Globo e que alguns deles fazem sucesso e estão lá a muito tempo? Então, eu acho que eles também já perceberam isso.
A televisão vem enfrentando um grande dilema nos últimos tempos. Enquanto a maioria das emissoras vê a sua audiência cair e seus sites crescendo fica a dúvida, “Será que as pessoas querem assistir na TV se podem assistir online?”. Essa questão vem dando muita dor de cabeça a diversas emissoras e algumas, como a Globo, já perceberam que deixar alguns conteúdos disponíveis na web gratuitamente ajudam a manter alguns programas vivos na TV.
O Big Brother Brasil é um belo exemplo de programa onde a televisão não é mais o palco principal. As discussões em torno de acontecimentos no programa acontece logo que ele acaba e os principais vídeos tomam conta do ::(“youtube”,”Youtube”):: e das redes sociais. Será que seria “lucrativo” para a Globo ficar perdendo tempo e ainda ficar com uma “imagem ruim” dentro das ::tag(“redes-sociais”,”redes sociais”)::
Mas então vale a pena deixar conteúdo livre assim?
Eu arrisco dizer que na maioria das vezes sim. É com um vídeo não oficial que as pessoas usam para ficar por dentro do programa para depois assistir a decisão do paredão na televisão.
O que podemos concluir disto é que apesar de parecer que a cópia de programas pode parecer uma problema, mas no fundo até pode ser considerada como solução. É como a ::tag(“microsoft”,”Microsoft”):: e seu Windows, será que se existissem apenas cópias originais eles teriam os mais de 90/ do mercado que tem hoje?
Malhação já tem seu canal próprio no Youtube:
Parece que a Globo percebeu que o público de Malhação pode estar mais interessado em ver os vídeos diretamente no ::tag(“youtube”,”Youtube”):: do que no site da Globo. O que fizeram? Criam um canal apenas para adicionar vídeos de compactos de episódios da série.