Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Hora de escolher onde e como fazer. Blogs corporativos.

Os blogs corporativos estão sendo usados por muitas empresas como uma ferramenta de comunicação e um canal de relacionamento eficaz. Apesar da evolução dentro desta área do marketing digital, sempre há muita dúvida quando se trata de escolher o melhor endereço e hospedagem do blog corporativo.

Ferramentas gratuitas Vs ferramentas pagas.

Essa é uma grande pergunta que todos se fazem ao criar um blog. Blogspot e WordPress.com ou investir em um servidor próprio e  partir para o WordPress.org e semelhantes? A melhor resposta para estas perguntas é sempre a mesma: “Depende do objetivo, estratégia e posicionamento desta nova ferramenta a ser usada.”

A principal diferença entre o uso de servidor gratuitos ou servidores pagos é a liberdade de modificação que você tem. Vamos analisar cada uma destas ferramentas para entender melhor a suas diferenças.

Blogspot:

Também conhecido como Blogger, foi uma das principais ferramentas que com sua facilidade de criação e uso tornou popular o uso dos blogs. Hoje, já sob controle do Google, é uma ótima ferramenta para iniciantes. Simples, prático e objetivo, o Blogspot é uma ótima escolha para blogs corporativos de pequenas empresas e/ou profissionais liberais.
As principais vantagens sobre a sua concorrência é que esta ferramenta tem o código muito aberto, deixando livre para o administrador fazer muitas modificações no layout e assim conseguir fazer com que sua página tenha uma identidade visual condizente com o resto de seu posicionamento de comunicação.
Por outro lado, esta ferramenta era conhecida por ter templates, em geral, muito fracos, deixando a cargo do administrador fazer as modificações necessárias. Hoje o Blogger já se preocupa com esta qualidade gráfica e procura oferecer layouts mais modernos.

WordPress.com:

O WordPress é hoje o principal rival do Blogspot quando falamos de blogs. Atualmente o WordPress conta com um serviço de hospedagem própria (WordPress.com), mas também oferece o código completo de sua plataforma(através do WordPress.org) para ser customizada e utilizada em servidores próprios.
Vamos falar aqui do WordPress.com, concorrente direto do Blogger já que tem o mesmo público-alvo, internautas que procuram ferramenta gratuita para blogar. O grande diferencial entre este WordPress é o serviço da Google é a qualidade de seus templates. Hoje o número chega aos milhares, todos de muita qualidade e bom gosto que ajudam o usuário leigo a ter um blog com layout diferenciado sem ter que gastar com isso. Mesmo com a busca recente do Blogspot em oferecer templates mais modernos, em geral, os disponíveis para WordPress ainda são melhores.
Outro diferencial está no painel. Mais organizado e moderno, pelo menos na minha opinião, de quem já usou ambos.

Blog próprio:

O grande diferencial em obter um blog com hospedagem própria é o poder de controle que o administrador tem sobre todo o conteúdo veiculado dentro da ferramenta. A “customização” do layout também fortalece muito a escolha do uso de hospedagem dedicada, já que neste você fica livre para usar o formato que achar melhor, fica mais fácil fazer um layout condizente com a identidade visual de sua empresa e com maior facilidade irá cumprir os objetivos e estratégias de comunicação da empresa.
Por outro lado, temos dois grandes problemas em se escolher o blog em servidor próprio. O primeiro, que é o que mais incomoda muitas empresas (principalmente as menores) é o custo, afinal, você irá precisar de um domínio e um servidor para hospedar os arquivos. Os preços variam, mas em média de custo de um domínio .com.br é R$30, já a hospedagem pode variar bastante, começando nos R$15 mensais e aumenta conforme o espaço necessário e a periodicidade do plano adquirido.
Outro custo é o de criação e manutenção deste blog. Você pode baixar temas prontos e modificá-los ou construir você mesmo um. Mas em na maioria dos casos, se você já está investindo em um servidor, é importante investir em um layout de qualidade, que seja customizado. Este trabalho geralmente é feito em agências digitais, que trabalham com isso e podem oferecer um layout e programação condizentes com as necessidades e objetivos do cliente.
Blogs corporativo. Onde fazer?

Conclusão:

A conclusão que podemos retirar deste texto é que a escolha entre as ferramentas disponíveis e entre elas quais se aplicam melhor a uma empresa, deve ser feita levando em conta um planejamento. A melhor escolha deveria ser sempre a possibilidade de se investir em um blog hospedado em servidor próprio, mas devido aos custos de criação e hospedagem, para muitas empresas os blogs oferecidos gratuitamente, mas com limitações, se tornam a única forma de se construir um blog corporativo.
Quando pensamos em qual ferramenta usar, entre WordPress e Blogspot, a empresa deve levar em conta a imagem que ela pretende passar, o uso de qualquer uma das ferramentas, se não for feito corretamente, pode passar uma imagem amadora. Se for um blog corporativo para uma empresa grande, é muito importante ser considerada a possibilidade do uso de servidor próprio, otimizando layout, conteúdo e controle sobre a plataforma.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis