Muito se questiona até quando o microblog do passarinho azul vai durar. Não podemos explicar o seu sucesso e nem porque demorou tanto para popularizar aqui no Brasil. A verdade é que esta é apenas mais uma ferramenta, em breve ela vai ser substituída por alguma mais recente ou mesmo cair no mesmo problema do Orkut, com muitos usuários, mas muitos decretando o seu fim.
Muitos tentam explicar o comportamento das mídias sociais, mas é muito difícil quando paramos e percebemos que a evolução, popularização e forma de uso destas mídias estão ligados diretamente a inconstância humana. Qualquer um que estude fenômenos da comunicação deve perceber que essa dificuldade de entender o ser humano impossibilita analisar com clareza as mídias sociais.
Partindo do ponto que não conseguimos entender o seu passado e presente, percebemos que prever o seu futuro fica ainda mais difícil. Mesmo com a dificuldade de entender essas ferramentas ainda podemos tirar algumas conclusões.
Quando digo que iremos tuitar para sempre, eu levo em conta uma verdade que não podemos esconder, o Twitter não veio apenas como uma ferramenta, mas como um conceito. É por está razão que podemos afirmar que o Twitter pode até morrer, mas o conceito de tuitar já está enraizado na tecnologia. O Twitter não foi a primeira rede social que abria espaço para as rápidas atualizações, mas com certeza foi a que consolidou o conceito (pelo menos aqui no Brasil) que esta presente em tantas outras redes sociais.
Em 2020 provavelmente nem falaremos mais sobre Twitter, mas com certeza a rede social que usarmos vai nos dar espaço para dizer o que estamos fazendo ou ter espaço para compartilharmos links que gostamos. Talvez isso tudo seja feito em uma nova aplicação, como o Foursquare, ou faremos dentro de algum outro serviço, como no mural do Facebook.
Sempre que você se apegar a uma nova rede social lembre-se que dificilmente ela vai durar para sempre, mas em breve irá aparecer uma ferramenta semelhante que vai substituí-la. Quem sabe daqui alguns anos nós poderemos dizer que vimos o Twitter crescer ou veremos a próxima geração rir ou nos idolatrar quando dissermos que estavamos aqui quando o Twitter era a ferramenta do momento.
Categorias