Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Como a internet esta mudando a televisão.

As mídias sociais estão revolucionando tudo, principalmente na área da comunicação. Mesmo com a internet ainda estando em fase de crescimento e principalmente pelo fato de os serviços relacionados ao acesso ainda serem muito contrários às pesquisas que mostram os brasileiros como um povo que passa muito tempo conectado.
A televisão já é a muito tempo a principal ferramenta de comunicação de massa e continua a escrever tendências e exercer grande influência na sociedade. Mas este império criado pelas grandes emissoras do país também esta se rendendo a essa recente revolução.
Citamos aqui algumas constatações que comprovam que essas grandes empresas de comunicação estão se rendendo as novas tecnologias, seja por medo de ser substituído por elas ou apenas para oferecer um serviço mais completo aos tele-espectadores.

Jornalismo:

Talvez uma das primeiras áreas da televisão a tentar se adaptar as novidades da internet. O jornalismo vem se adaptando com a internet, vemos programas jornalísticos de diversas emissoras fazendo matérias sobre acontecidos da web, tentando atrair de volta aquele público que está migrando para a internet. As emissoras fazem isso ao mesmo tempo em que também se preocupam em não falar de assuntos que alguma parte de seus espectadores possa nãovivenciar, afinal, nem todo mundo tem acesso a internet, e-mail, Twitter ou Orkut. O poder que a televisão tem é fundamental para influenciar as pessoas a acessarem a internet. Assim que a internet começou a ser pauta das salas de jornalismo, fez com que as pessoas procurassem se incluir nesse mundo também.
Outra revolução que a web vem trazendo é um assunto que ainda cria discussões muito polêmicas, a internet criando pautas nos jornais. Já vimos exemplos de notícias falsas circulando nas redes e isso é muito comum e nestas brincadeiras se esconde um verdadeiro terror de quem trabalha com jornalismo, onde a tentativa de ser o primeiro a trazer uma informação acaba obrigando muitos profissionais a contar com a sorte. Outra necessidade que se transformou em uma tentativa de atrair o público de volta para a televisão obrigou esses mesmo meios a abrir canais de interação dentro da web, como blogs, Twitter, etc.

Novelas:

As novelas talvez sejam a melhor ferramenta que a televisão possui para exercer o seu poder. Podemos perceber essa influência quando vemos modas serem lançadas pela novela das 20h que está passando. Estamos presenciando nesse universo, cada vez mais, o aparecimento de personagens utilizando a internet em seu dia-a-dia, seria isso um reflexo tardio da realidade ou uma tentativa de inclusão para atrair as pessoas que usam a web em seu dia-a-dia. Quanto tempo vai demorar a ver personagens twitando? Acredito que isso seja apenas uma questão de tempo.
A internet também já escreve roteiro e prevê o final… é verdade. Espero que não seja novidade para ninguém, mas as novelas vão sendo escritas e adaptadas conforme há um feedback da população. Esse retorno é facilitado e maximizado com a internet.

Programação:

Já vemos que a internet vem mudando a grade de horários das grandes emissoras brasileiras. Como em qualquer empresa, as emissoras vivem em base a resultados e retorno por parte dos clientes, os espectadores no caso da televisão. Esse feedback, muitas vezes recolhido através de pesquisas de campo que hoje são complementadas ou até substituídas por pesquisas online.
Temos como um dos principais exemplos dessa procura pela inclusão digital o SBT, como já mostrado em um  post aqui (Como o SBT usa o Twitter), o canal de Sílvio Santos afirma que as classes C e D são muito mais presentes na web do que podemos imaginar e em entrevista a diretora-geral Daniela Beyruti afirma já ter usado a internet e seu feedback diversas vezes para fazer alterações na grade de horários da emissora.

Publicidade:

O assunto publicidade tradicional contra a nova publicidade já é assunto comum. Muitos já demonstram temer o fim dos anúncios tradicionais por conta da web, eu acredito que não, estamos passando apenas por um tempo de convergência e as agências de publicidade e marketing devem já estar presentes neste novo universo digital. A publicidade na televisão ainda é uma das principais formas de arrecadação das emissoras, afinal, o market share de gastos em publicidade ainda se encontra assim:
TV aberta – 60,9%
jornais – 14,1%
revistas – 7,7%
rádio – 4,4%
internet – 4,3%
TV por assinatura – 3,7%
mídia exterior – 2,9%
guias e listas – 1,6%
cinema – 0,4%
Então, infelizmente, devemos nos preparar para conviver com a publicidade tradicional predominando durante um bom tempo ainda. Antes que discordem de mim, não estou dizendo que sou contra a publicidade tradicional, sou apenas contra o modo como ela vem sendo utilizada.
Com a diminuição da audiência, a popularização da web e o crescimento de mercados segmentados, as empresas começam a repensar seus investimentos em televisão.Isso com certeza nos faz repensar a situação das emissoras, principalmente no Brasil onde essa realidade esta sendo controlada por alguns grupos.

Entretenimento:

Outra função que a televisão está perdendo é o poder de entretenimento que vem sendo “roubado” pela internet, principalmente na parte do público jovem. Quando eu era menor eu chegava da escola e ia direto assistir televisão. Hoje já é normal ver crianças procurarem a internet para se entreter com jogos e com redes sociais. É essa mudança nos paradigmas do entretenimento que tratamos aqui.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis