Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Habilitando a sua fan page para página de local no Facebook

Apesar de não ser muito popular aqui no Brasil, o Facebook também tem a funcionalidade de fazer check-in em determinados lugares. A funcionalidade, que surgiu como uma concorrência para o Foursquare – principalmente depois da compra do Gowalla pelo Facebook deixou ainda mais claro os objetivos da rede social.
Apesar de não ter se tornado tão popular quanto a concorrência, a funcionalidade continua lá e parece estar ganhando adepto aos poucos. Mesmo que as pessoas não usem o “checkin“, bastante usuários estão colocando o local onde estão, que é basicamente a mesma coisa.

starbucks-checkin-local
Mais de 4000 pessoas já deram checkin nesta loja do Starbucks

Como há um potencial interessante na ferramenta, muitas empresas estão se perguntando como fazem para adicionar a opção de checkin em suas páginas. Lembrando que o Facebook Wifi deve chegar no Brasil em breve, e ele funciona com o checkin dos usuários. O processo na verdade é bem simples, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse as configurações de sua página clicando em “Editar Página“;
  2. Clique em “Atualizar informações públicas“;
  3. Procure pelo campo “Endereço“;
  4. Atualize as informações necessárias;
  5. Salve as configurações;
  6. Aguarde algumas horas até que as modificações façam efeito.

Feito isto, as pessoas devem poder fazer checkin na sua página e você poderá monitoras isso em seu painel de dados e estatísticas. Além disto, as pessoas poderão encontrar o seu negócio quando procurarem um local próximo delas.

Minha empresa tem dois ou mais endereços, como utilizá-los em minha fan page?

Um problema muito comum para quem procura adicionar endereço e abrir a possibilidade de seus consumidores darem checkin é o fato de no campo “Endereço” existir espaço para apenas um local. Muitas empresas têm mais de uma loja, então como resolver esse impasse?
Infelizmente não há uma solução oficial para o problema que esteja disponível para todos. Uma ferramenta oferecida para o Facebook para páginas selecionadas está disponível há bastante tempo, mas ainda não chegou ao grande público. Você pode ver a ferramenta em funcionamento acessando a página da Transportadora UPS do Canadá, onde cada local ganha uma nova página que é chamada de “Child-Page” (página discípulo). Ao ativar a funcionalidade, um mapa com todas as lojas – como mostra a imagem da página do Starbucks abaixo – aparece na aba de aplicativos. Cada local ganha uma nova página, no caso da UPS, elas são numeradas – aqui tem exemplo da loja #369.

Mapa das páginas do Starbucks pelo Mundo
Mapa das páginas do Starbucks pelo Mundo

Você pode entender melhor a funcionalidade neste documento oficial:

Facebook Places: Parent Location Tab from Futurebiz

Para o resto de nós, ao menos por enquanto, existem dois possíveis caminhos:

  1. Criar uma página de local (fan page com endereço) para cada estabelecimento;
  2. Criar uma aba personalizada que contenha todos os endereços da sua empresa (aprenda fazer abas personalizadas neste post);

 
Caso você tenha problemas para adicionar endereço ao seu local, você pode adicionar uma página de local separada e unir ambas posteriormente.

  1. Acesse o Facebook pelo celular (recomendo usar o navegador);
  2. Procure pela opção de Checkin;
  3. Busque pelo nome de sua empresa, no final da lista, irá aparecer a opção de adicionar o local, como mostra a imagem abaixo;

facebook-adicionar-lugar-add-place-mobile

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis