Para quem não viu, o Twitter anunciou nos últimos dias uma nova forma de personalização do seu perfil. Além das cores, do avatar e da imagem de fundo, agora você poderá adicionar a imagem de capa, um formato semelhante a já apresentada antes pelo Facebook e para o Google+.
O formato esta aí, já disponível para todos os usuários. Mesmo assim não foram muitos perfis que aderiram a novidade, nas primeiras semanas apenas 8% das principais marcas haviam aderido. Mas caso você queira mudar, o que é possível fazer? Vamos ver aqui alguns exemplos de utilização da imagem de capa do Twitter.
Antes de mais nada, aproveite este template em PSD (Photoshop) do pessoal do Design Shacks.
Cabeçalho interagindo com a imagem do avatar:
Não por acaso este é o primeiro a ser citado, talvez seja o mais comum. Já utilizado nas imagens de capa do Facebook, esta forma de utilização do espaço consiste na integração da imagem de perfil (‘avatar’) com a imagem de capa. No caso do Twitter, ao acessar o perfil de algum usuário que tenha ativado a imagem de capa, o avatar fica bem no meio da imagem. Confira alguns exemplos:
Para conseguir esta proeza você deve enviar a imagem de até 1252×626px e 5mb de peso em uma proporção de 2:1 (a largura é o dobro do tamanho da altura). Provavelmente vai ter que enviar e testar se vai encaixar corretamente, após algumas tentativas você deve conseguir. A imagem no perfil fica com cerca de 500px de largura.
As possibilidades são as mais diversas. O avatar pode completar a imagem do cabeçalho; Você pode incluir outras pessoas na imagem; Você pode mostrar os seus interesses, etc.
Cabeçalho interagindo com a imagem de fundo e/ou avatar:
Outra possibilidade é interagir com a imagem de fundo, uma forma de trabalhar ainda melhor a sua marca dentro do perfil.
Quanto melhor você trabalhar a sua marca, seja através de formas ou cores, melhor para o branding de sua marca. Portanto, um trabalho bem feito na integração do avatar, imagem de cabeçalho e imagem de fundo pode fortalecer ainda mais o seu logo, cores ou visual.
Cabeçalho informativo:
Uma terceira possibilidade é a utilização deste espaço como um pequeno outdoor. Você pode usar para divulgar endereços, shows, etc. É normal ver perfis que fazem isto com a imagem de fundo.
Você pode utilizar para divulgar os seus outros perfis em mídias sociais, divulgar um novo produto da sua marca, etc.
Eu procurei dentro dos termos de envio da imagem e não encontrei nenhuma informação que seja contra esta prática, como no Facebook, onde é proibida a utilização como espaço de propaganda paga. Caso alguém tenha mais informações, deixe nos comentários 🙂
Confira a página do Twitter com dicas para ajudar você a alterar a sua imagem de cabeçalho.