O marketing digital é um mercado muito novo se formos pensar, por isto profissionais e empresários procuram entender ainda o que deve ser feito para ter sucesso em uma ação de marketing digital. Muitos métodos e ferramentas já existem, de fato, mas nem todas elas/eles estão prontos ou pensam no marketing digital como um todo.
Trouxe aqui 6 passos que devem estar sempre presentes em qualquer ação no marketing digital. Esta não é um metodologia, mas sim um “check-list” de seis quesitos fundamentais para obter sucesso em qualquer ação, da mais simples até a mais complexa.
Alcance & Público-Alvo
- Quem você quer atingir?
- Onde estas pessoas estão?
- Quantos você consegue atingir atualmente?
- Quantos você pretende atingir com a ação?
Esse é o começo fundamental, você precisa ter muito claro quem você está atingido atualmente e saber quantos e quem são os que você vai querer atingir. Estas informações ajudam você a entender se a sua ação é realmente necessária e da mais chances para ela obter sucesso.
Arquitetura & Mecânica
- Quais ferramentas você usa?
- Quais ferramentas você pretende usar?
- Suas ferramentas estão otimizadas?
- Por que as ferramentas escolhidas são as melhores?
- Suas ferramentas estão prontas para os excessos?
Esta parte mais técnica é responsável por administrar e entender o que você deve usar para conseguir atingir o seu objetivo. Por exemplo, se fazer um blog faz parte da sua ação, qual será a ferramenta a ser usada, WordPress, Blogger? E ainda mais importante, ela esta adaptada ao público que você pretende atingir? Se você conseguir muito sucesso sua ferramenta deve estar preparada para receber todo mundo.
Conteúdo
- O que você tem de conteúdo atualmente?
- Você sabe como distribuir este conteúdo?
- Tem fontes suficientes para duração de toda uma ação?
- Você vai ter conteúdo para sempre?
- Seu conteúdo é otimizado?
- Seu conteúdo é bem recebido pelo público alvo? E pelo público em geral?
Qualquer ação digital vai acabar passando pela necessidade do conteúdo, independente qual seja ela e qual plataforma será usada. Tenha em mente estas perguntas a cima, vão ser importantes para que você não cometa nenhum erro durante o processo.
Conversão
- Qual sua estratégia de conversão?
- Seus canais de comunicação foram construídos para gerar conversão?
- Seu site tem o call-to-action adequado para gerar conversão?
- Você tem controle sobre o número de conversões?
Está nem sempre é uma área muito lembrada (infelizmente) pela maioria dos profissionais, mas talvez seja uma das mais importante. Sua ação em marketing digital deve estar preparada para transformar visitas e interações em conversão.
O que é isto? Bom, conversão é transformar as visitas em vendas. Nenhuma ação digital é feita apenas por fazer, se faz parte do marketing vai ter como objetivo vender e saber fazer esta conversão é fundamental para vender mais.
Integração
- Seu site aponta para suas mídias sociais?
- Seu site tem mais informações sobre a ação/campanha?
- Suas mídias sociais tem informações umas sobre as outras? E sobre seu site?
- Suas ações offline estão ligadas com as online?
Para ter mais chances de atingir o sucesso nas ações de marketing digital é importante sempre manter os consumidores/visitantes ligadas ao seu site e todas as suas formas de comunicação. Por isso é muito importante que em todos seus canais haja alguma referências para as outras ferramentas que você está usando.
Análise & Mensuração
- Você pode medir o antes e depois?
- Quais as taxas de crescimento?
- Quantas pessoas você atingiu?
- Quantas conversões foram feitas?
Além do planejamento da ação e a ação em si, ainda há a parte da mensuração. Último estágio de uma campanha/ação em marketing digital serve para você tentar entender tudo o que aconteceu, usar os números para descobrir o verdadeiro retorno do que foi feito e também para melhorar constantemente as ações.
Devemos aproveitar que na maioria das ferramentas digitais a mensuração dos resultados é um ponto forte, já que a maioria delas vai lhe oferecer ótimas estatísticas.
Usei como base este texto do Social Media Explorer, que traz um conceito bem parecido, mas com algumas diferneças: ::aqui(“http://www.socialmediaexplorer.com/social-media-marketing/6-components-of-a-successful-digital-marketing-audit/”,”Social Media Explorer”)::