Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

6 passos fundamentais de uma ação em Marketing Digital

O marketing digital é um mercado muito novo se formos pensar, por isto profissionais e empresários procuram entender ainda o que deve ser feito para ter sucesso em uma ação de marketing digital. Muitos métodos e ferramentas já existem, de fato, mas nem todas elas/eles estão prontos ou pensam no marketing digital como um todo.
Trouxe aqui 6 passos que devem estar sempre presentes em qualquer ação no marketing digital. Esta não é um metodologia, mas sim um “check-list” de seis quesitos fundamentais para obter sucesso em qualquer ação, da mais simples até a mais complexa.
 

Alcance & Público-Alvo

  • Quem você quer atingir?
  • Onde estas pessoas estão?
  • Quantos você consegue atingir atualmente?
  • Quantos você pretende atingir com a ação?

Esse é o começo fundamental, você precisa ter muito claro quem você está atingido atualmente e saber quantos e quem são os que você vai querer atingir. Estas informações ajudam você a entender se a sua ação é realmente necessária e da mais chances para ela obter sucesso.

Arquitetura & Mecânica

  • Quais ferramentas você usa?
  • Quais ferramentas você pretende usar?
  • Suas ferramentas estão otimizadas?
  • Por que as ferramentas escolhidas são as melhores?
  • Suas ferramentas estão prontas para os excessos?

Esta parte mais técnica é responsável por administrar e entender o que você deve usar para conseguir atingir o seu objetivo. Por exemplo, se fazer um blog faz parte da sua ação, qual será a ferramenta a ser usada, WordPress, Blogger? E ainda mais importante, ela esta adaptada ao público que você pretende atingir? Se você conseguir muito sucesso sua ferramenta deve estar preparada para receber todo mundo.

Conteúdo

  • O que você tem de conteúdo atualmente?
  • Você sabe como distribuir este conteúdo?
  • Tem fontes suficientes para duração de toda uma ação?
  • Você vai ter conteúdo para sempre?
  • Seu conteúdo é otimizado?
  • Seu conteúdo é bem recebido pelo público alvo? E pelo público em geral?

Qualquer ação digital vai acabar passando pela necessidade do conteúdo, independente qual seja ela e qual plataforma será usada. Tenha em mente estas perguntas a cima, vão ser importantes para que você não cometa nenhum erro durante o processo.

Conversão

  • Qual sua estratégia de conversão?
  • Seus canais de comunicação foram construídos para gerar conversão?
  • Seu site tem o call-to-action adequado para gerar conversão?
  • Você tem controle sobre o número de conversões?

Está nem sempre é uma área muito lembrada (infelizmente) pela maioria dos profissionais, mas talvez seja uma das mais importante. Sua ação em marketing digital deve estar preparada para transformar visitas e interações em conversão.
O que é isto? Bom, conversão é transformar as visitas em vendas. Nenhuma ação digital é feita apenas por fazer, se faz parte do marketing vai ter como objetivo vender e saber fazer esta conversão é fundamental para vender mais.

Integração

  • Seu site aponta para suas mídias sociais?
  • Seu site tem mais informações sobre a ação/campanha?
  • Suas mídias sociais tem informações umas sobre as outras? E sobre seu site?
  • Suas ações offline estão ligadas com as online?

Para ter mais chances de atingir o sucesso nas ações de marketing digital é importante sempre manter os consumidores/visitantes ligadas ao seu site e todas as suas formas de comunicação. Por isso é muito importante que em todos seus canais haja alguma referências para as outras ferramentas que você está usando.

Análise & Mensuração

  • Você pode medir o antes e depois?
  • Quais as taxas de crescimento?
  • Quantas pessoas você atingiu?
  • Quantas conversões foram feitas?

Além do planejamento da ação e a ação em si, ainda há a parte da mensuração. Último estágio de uma campanha/ação em marketing digital serve para você tentar entender tudo o que aconteceu, usar os números para descobrir o verdadeiro retorno do que foi feito e também para melhorar constantemente as ações.
Devemos aproveitar que na maioria das ferramentas digitais a mensuração dos resultados é um ponto forte, já que a maioria delas vai lhe oferecer ótimas estatísticas.
 
Usei como base este texto do Social Media Explorer, que traz um conceito bem parecido, mas com algumas diferneças: ::aqui(“http://www.socialmediaexplorer.com/social-media-marketing/6-components-of-a-successful-digital-marketing-audit/”,”Social Media Explorer”)::

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis