A tradução literal de “landing page” é “página de pouso”, ou seja, é a página onde o usuário vai “pousar” ao vir de algum link, publicidade ou redirecionamento. As landing pages são utilizadas com frequência em campanhas de links patrocinados, mas também podem ser utilizadas dentro de um site em conjunto com um botão “call-to-action”.
O objetivo da landing page, portanto, é informar e vender determinado produto ou serviço. A grande diferença deste conceito em relação a uma página comum, é oferecer uma informação rápida, direta e com maior número de elementos persuasivos.
Veja aqui 5 dicas para construção de uma landing page mais eficaz dentro de sua estratégia.
#1 Título e Sub-título
Quando a pessoa “pousa” em uma landing page é extremamente importante que ele encontre rapidamente com os olhos o que ela estava indo atrás. Por exemplo, se você colocou um anúncio no Google AdWords oferecendo “Pizza pela metade do preço”, é obrigatório que, quando a pessoa acessar, ela veja o que deve ser feito para obter este desconto.
Os sub-títulos vão ajudar a pessoa a compreender, de forma rápida quais são as outras vantagens que aquele site está oferecendo além do título. Por exemplo, o título vai ser “Pizza pela metade do preço”, chamando atenção do visitante e, com um pouco menos de destaque, a o sub-título pode fazer a chamada para completar a ação: “Escolha seu sabor e peça agora mesmo!”.
#2 Use um call-to-action forte
O “call-to-action”, ou “chamada para a ação” (tradução literal) é a parte responsável por influenciar o visitante a tomar determinada ação. Voltando ao exemplo da Pizza. Imagine um site de pizzaria clássico, com preços e cardápio. Qual é o principal objetivo que aquele site tem? Conseguir mais encomendas, não?
Então o site pode, através de um botão bem localizado, adicionar um texto como “Encomende agora e receba em até 30 minutos em sua casa”. O texto nem sempre vai ser persuasivo a ponto de fazer a pessoa tomar a ação, mas pode influenciar em pequenas ações.
Uma forma de conseguir chamar atenção é oferecer ações rápidas, como aqueles banners spam fazem: “Compre agora e receba X% de desconto”.
#3 Use links com cautela
Quando você atrai um usuário para uma landing page, você deve oferecer o máximo de informações de forma rápida e sempre se preocupar e chamar o usuário para completar determinada ação.
O uso de links dentro de uma landing page pode fazer com que o usuário seja levado para fora daquela página, tirando sua atenção e também o poder de conversão da landing page.
#4 Vídeos e imagens que complementem
O ser humano é audiovisual por natureza, portanto você não pode ignorar os vídeos e imagens, que sempre ajudam a sustentar o visual de uma página e muitos vezes podem ser utilizados para manter a atenção do visitante.
#5 Mantenha testes constantes
O grande objetivo por trás de uma landing page acaba sendo a conversão, ou seja, o número de pessoas que passaram de visitante para possíveis compradores. A mensuração desta taxa é importante, pois com ela você poderá fazer testes e definir qual melhor estratégia para sua página.
Por exemplo, altere uma foto ou título da sua página e veja se a taxa de conversão vai melhorar. Mantenha este tipo de teste constantemente e descubra qual a melhor estratégia para a sua landing page.